Para celebrar o aniversário de 350 anos da morte do grande mestre da pintura holandesa em 2019, o Rijksmuseum abre o “Ano de Rembrandt” com a mostra “All the Rembrandts”. O museu apresenta, pela primeira vez, todas as 22 pinturas, todos os 60 desenhos e mais de 300 dos melhores exemplares de gravuras da coleção em uma só exposição. Essa será uma oportunidade única de ver um conjunto tão extenso e significativo de obras de Rembrandt, dado que esses desenhos e impressões tão delicados são exibidos muito raramente.

“All the Rembrandts” explora diferentes aspectos da vida e obra do artista, e nos leva a um percurso por todos os temas explorados em seus trabalhos. A primeira seção da mostra apresenta os marcos da carreira do jovem artista, incluindo os impressionantes autorretratos que revelam seu imensurável talento.

A segunda seção foca no entorno de Rembrandt e nas pessoas com quem convivia, incluindo retratos de sua mãe, de seus familiares e conhecidos. Há também um potente retrato de sua mulher, Saskia, adoentada na cama. A seção também revela seu interesse no mundo à sua volta, como os mendigos, os artistas de rua, os andarilhos, os atores – o artista pintava e desenhava incontáveis retratos de pessoas que encontrava.

A última seção é dedicada ao aspecto mais narrativo de sua produção. Rembrandt era um talentoso contador de histórias, e se inspirava, por exemplo, no velho testamento para criar obras como “Isaac and Rebecca” (Isaac e Rebecca, 1965-69) e “Self-Portrait as the Apostle Paul” (Autorretrato como o apóstolo Paulo, 1661), dando expressividade magistral aos gestos e emoções dos personagens.

All the Rembrandts
Abertura: 15/02/19
Visitação: até 10/06/19; todos os dias, 09-17h
Rijksmuseum: Museumstraat 1, Amsterdam. Ingressos: €20; €19 (online).

Compartilhar