Para celebrar o aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo, o ARTEQUEACONTECE preparou um roteiro pela mais icônica avenida e cartão postal inigualável da capital: a Av. Paulista. Não perca!

 

Instituto Moreira Salles

O IMS Paulista estará aberto das 10h às 20h. Entre os destaques de sua programação está o show em homenagem a Adoniran Barbosa, ícone do samba da cidade. A apresentação musical acontece às 16h, no térreo do centro cultural. O Conjunto João Rubinato tocará canções inéditas de Adoniran Barbosa, sambista que eternizou São Paulo em suas letras, retratando o cotidiano dos excluídos da cidade. Nunca gravadas antes, as músicas, que datam entre 1935 e 1970, foram compiladas pelo grupo a partir de um longo processo de pesquisa. Para relembrar a historia da metrópole, o público também pode assistir a projeção São Paulo: três ensaios visuais, em cartaz desde a inauguração do centro cultural, em 2017.

Endereço: Avenida Paulista, 2424.

 

MASP

MASP terá uma programação especial para o aniversário da cidade de São Paulo. A entrada do museu será gratuita e a visitação, estendida até as 22h. O museu apresenta exposições do eixo temático “Histórias afro-atlânticas”, que pautou sua programação em 2018: “Rubem Valentim: construções afro-atlânticas”, “Sonia Gomes: Ainda assim me levanto”, “Lucia Laguna: vizinhança” e “Pedro Figari: Nostalgias africanas”, além da vídeo-instalação “Effects of wording – the Mozambique archives series (2014) [Efeito e redação – série arquivos moçambicanos]”, da portuguesa Catarina Simão.
Endereço: Avenida Paulista, 1578.

 

 

CCBB Paulista

A avenida mais famosa da cidade de São Paulo recebe uma exibição imperdível. Quem não conseguiu visitar a retrospectiva de Amelia Toledo no CCBB SP, tem a oportunidade única de conferir objetos e instalações que destacadamente integraram a exposição em 2017. A mostra “Amelia Toledo – Lembrei que esqueci”, agora está montada no Edifício Banco do Brasil e oferece novas possibilidades para as obras. É permitido ao visitante percorrer a instalação e interagir com algumas peças.

Endereço: Av. Paulista, 1.230.

 

Japan House

O espaço criativo e inovador da Japan House traz uma exposição que apresenta um novo viés da arquitetura e do design: “Architecture for Dogs: Arquitetura para cães”, com curadoria do designer japonês Kenya Hara. A mostra apresenta, por meio do trabalho de renomados profissionais das áreas, irreverentes e conceituais casas de cachorros em um pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com seus bichos de estimação.

Endereço: Avenida Paulista, 52.

 

Itaú Cultural

Já no Itaú Cultural acontecerá a abertura da exposição “2039/20 – São Paulo Fora do Tempo”A mostra traz 20 retratos em preto e branco clicados pelo fotógrafo Jairo Goldflus de personalidades de diversas áreas como o chef de cozinha Alex Atalla, o músico Criolo, e o muralista Kobra. Junto aos retratos, textos escritos pelas pessoas retratadas refletem como será a cidade daqui há 20 anos. Além da exposição, está programada música ao ar livre, com Rincón Sapiencia e outros artistas, e a transmissão ao vivo do programa CBN São Paulo.

Endereço: Avenida Paulista, 149.

 

Sesc Avenida Paulista

O Itaú Cultural realizou uma parceria com o Sesc Avenida Paulista e a rádio CBN para realizar, na parte da manhã, comemorações ao ar livre com música ao vivo e reflexões na rua Leôncio de Carvalho, esquina com a Paulista – que, neste dia, estará fechada para os carros. Entre as atrações estão: Zélia Duncan, Mario Sergio Cortella, Rincon Sapiência e Paula Lima. O Sesc também promove sessões de curtas-metragens, oficinas, performances e outras atrações. E, às 16h, apresenta-se a banda A Espetacular Charanga do França, liderada por Thiago França, com releituras das tradicionais charangas brasileiras, antecipando o clima de carnaval!

Endereço: Avenida Paulista, 119.

 

 

OUTRAS ATRAÇÕES PELA CIDADE

 

CENTRO

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Em comemoração ao aniversário de 465 anos da cidade, a entrada da Pina Luz será gratuita o dia todo e o museu ficará aberto para visitação até meia noite. Entre as diversas atrações destaca-se a reinauguração do auditório com pocket-show (voz e violão) de Zezé Motta, que completa, este ano, cinquenta anos de carreira. Ela acaba de lançar agora “O Samba Mandou me Chamar”, cujas faixas integram repertório a ser apresentado na Pinacoteca. Além disso, diversos Food trucks estarão espalhados no estacionamento do museu para saciar o apetite do público.

Pinacoteca: Praça da Luz, n. 2.

CCBB

No CCBB do centro da cidade, no dia 25, às 19h, ocorrerão Batalhas de Rap com Fábio Brazza, na área externa do centro cultural. Com o intuito de aproximar os movimentos artísticos culturais oriundos da periferia com o centro histórico de São Paulo, a série musical entra tem apresentações de músicos e artistas atuantes na cena do rap e hip hop, movimento que, desde a década de 1980, vem rompendo as barreiras e os preconceitos, ampliando o seu alcance para além das áreas periféricas das grandes cidades. Além disso, o público também terá a chance de assistir à peça “Carmen, a grande pequena notável”, espetáculo musical que conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. A instituição ainda oferecerá oficinas para crianças, sessões de cinema, contações de histórias e outras atrações.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112.

 

Espaço Cultural Porto Seguro

Por ocasião da exposição Meteorológica, de Angela Detanico e Rafael Lain, o Espaço Cultural Porto Seguro e a São Paulo Companhia de Dança lançam uma parceria para a realização de um ciclo performático de dança. Com coreografia de Ricardo Gali, a instalação será concebida ao longo de dez sessões, em encontros periódicos. Um trabalho de dança em construção realizado a partir da instalação “Quadrado branco”, que integra a exposição. A animação em vídeo foi desenvolvida pelos artistas inspirada em três poemas do poeta japonês Kitasono Katuê, publicados no livro “Kemuri no chokusen” (Reta da Fumaça). No dia 25/01, serão duas sessões: uma às 16h e outra às 16h45.

Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610.

Compartilhar