Fundada em 1994, Artissima é a mais importante feira de arte da Itália dedicada ao mercado internacional e focada em experimentação e pesquisa. Este ano a feira terá 195 galerias de 35 países.

A seção central da Artissima se divide em 4 setores: Main Section, onde figuram galerias estabelecidas no cenário da arte contemporânea internacional; Dialogue, onde galerias emergentes ou com abordagem experimental trazem mostras individuais ou com 2 ou 3 artistas em diálogo; New Entries, onde se apresentam galerias que estão no mercado há 5 anos ou menos e vão para a feira de Turim pela 1ª vez; e Art Spaces & Editions, onde galerias e organizações sem fins lucrativos apresentam edições, gravuras e múltiplos de artistas contemporâneos.

Outro setor interessante da feira é Present Future, onde talentos emergentes foram selecionados por um grupo de jovens curadores (Cloé Perrone; Myriam Ben Salah; Juan Canela). Os artistas são apresentados pelas galerias que os representam, em uma expografia e um percurso desenhados especialmente para o espaço. As galerias brasileiras A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, e Vermelho, de São Paulo, figuram neste setor.

Back to the Future traz exposições individuais de grandes pioneiros da arte contemporânea do período entre 1980 e 1994, selecionados pela curadora independente Anna Daneri; pelo diretor de desenvolvimento e projetos internacionais do Nouveau Musée National de Monaco, Cristiano Raimondi; pela escritora e curadora independente Gabriela Rangel; e pelo arquivista de coleções especiais do Getty Research Institute, Pietro Rigolo. A galeria Almeida e Dale, de São Paulo, traz o grade Mestre Didi para esta seção.

A feira traz ainda mais dois setores específicos focados no suporte: Disegni, dedicado ao desenho; e Sound, dedicado a projetos monográficos de arte sonora no cenário contemporâneo.

Artissima
Abertura: 03/11
Visitação: até 04/11/18; 12h-20h
OVAL Lingotto Fiere: via Giacomo Matt. Trucco, 70, Turim. Ingressos:

Compartilhar