Apesar do foco da semana ser a gigante Art Basel, a cidade que recebe a mais importante feira de arte do ano também tem muitas outras atrações para oferecer! Confira aqui nosso roteiro da Basileia, apelidada de capital cultural da Suíça, que serve para o ano todo!

A Kunsthalle Basel é um espaço institucional dedicado a projetos ousados e ambiciosos e artistas contemporâneos, mesmo tendo sido fundado ainda no século XIX. O programa é dedicado a suportes dos mais variados, com performances, propostas educativas e eventos abertos como conversas e visitas guiadas. Atualmente há duas grandes mostras em cartas: uma da artista Raphaela Vogel, intitulada “Ultranackt”, e outra de Luke Wilis Thompson, “_Human”.

Museum Tinguely, por outro lado, foi criado para conservar e expor as obras do artista cinético suíço Jean Tinguely, tendo sido criado alguns anos após a morte de seu patrono. Mas a entidade também organiza exposições temporárias de artistas modernos e contemporâneos. Atualmente com uma mostra da dupla Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger, o espaço tem aumentado sua programação a cada ano, com propostas mais arrojadas e diferentes.

Um lugar imperdível é o Kunstmuseum que tem em cartaz atualmente a exposição do grande artista americano Theaster Gates, “Black Madonna” e uma belíssima mostra de Sam Gilliam, “The Music of Color“. O Kunstmuseum havia sido fundado no século XVII e abrigou uma das primeiras coleções de arte abertas ao público na Europa! Mas hoje a instituição se dedica às exposições temporárias de arte contemporânea e moderna, ainda que sua coleção tenha obras que datam desde o século XV.

Um posto de gasolina transformado em galeria: essa é a surpresa da von Bartha, criada em 1970. A galeria representa dezenas de artistas e espólios de artistas, e seu programa é baseado no diálogo entre movimentos modernos e a arte contemporânea.

Já a Schaulager é uma instituição localizada na região expandida da cidade, criada para abrigar a coleção de mesmo nome. Fundada em 2003, o objetivo do espaço é associar a armazenagem e a exposição de obras de arte, mas também de pesquisar arte contemporânea. É um belíssimo espaço expositivo, que pode abrigar mostrar ambiciosas e pesquisas monográficas extensas, como a exposição atual do artista americano Bruce Nauman.

Bem perto de Basel também, dentro de um lindo parque, está a Fondation Beyeler, um museu de arte moderna e contemporânea aberto 365 dias por ano. A fundação alega que seu museu é considerado um dos mais bonitos do mundo! As exposições organizadas pela instituição são sempre grandes projetos de nomes proeminentes do sistema internacional. Neste momento é possível visitar a audaciosa mostra que reúne dois gigantes da arte: Francis Bacon e Alberto Giacometti.

Um espaço independente, mas que apresenta frequentemente propostas muito inovadoras é o SALTS, apoiando jovens artistas do país e de outros lugares a desenvolver trabalhos inéditos, especialmente projetos site-specific (criados especialmente para o espaço). Aberto desde 2009, as mostras organizadas pelo SALTS sempre trazem toda variedade de suportes e assuntos, explorando os limites do que está sendo criado de mais atual, com abordagens sempre vanguardistas e até revolucionárias. Com curadoria de Samuel Leuenberger e Elise Lammer, o espaço ocupa um antigo açougue e duas garagens convertidas em galerias nos arredores de Basel.

 

Para não se perder!

Kunsthalle Basel: Hauptstrasse 12 4127 Birsfelden – quinta a domingo, 10h-20h; terça e quarta, 11h-18h. Ingressos: CHF 12; CHF 8

Museum Tinguely: Paul Sacher-Anlage 2, 4002 Basel – terça a domingo, 11h-18h. Ingressos: CHF 18; CHF 12

Kunstmuseum: St. Alban-Graben 16, 4051 Basel – terça a domingo, 10h-18h (quinta até 20h). Ingressos: CHF 32

von Bartha: Kannenfeldplatz 6, 4056 Basel – terça a sexta, 14h-18h; sábado, 11h-16h. Entrada gratuita.

Schaulager: Ruchfeldstrasse 19, 4142 Münchenstein – terça a domingo, 10h-18h (quinta até 20h). Ingressos: CHF 22, CHF 15

Fondation Beyeler: Baselstrasse 101, 4125 Basel – todos os dias, 10h-18h (quarta até 20h). Ingressos: CHF 28

SALTS: Hauptstrasse 12 4127 Birsfelden – sexta, 14h-18h; sábado, 13h-17h (ou por agendamento). Ingressos:

Compartilhar