A Berlin Art Week (ou Semana de Arte de Berlim) teve início hoje, 11/09, na capital alemã, trazendo diversos eventos e atrações para colecionadores, galeristas, curadores, e entusiastas da arte contemporânea. Durante 5 dias, os visitantes de todo o mundo poderão explorar as questões culturais da cidade e da produção atual da arte. Duas feiras de arte, 17 museus, 15 coleções privadas e 20 espaços alternativos organizam um roteiro repleto de exposições, performances, palestras e debates, premiações e intervenções públicas.

Quarta, 11/09/19
Aberturas
“Kirchner · Richter · Burgert”, me Collectors Room
“Tobias Dostal”, Haus am Lützowplatz
Iman Issa, daadgalerie

Quinta, 12/09/19
Feiras de arte
Duas feiras serão realizadas no antigo aeroporto Tempelhof Airport, oferecendo um panorama da arte contemporânea alemã e internacional.
Na 3a edição da art berlin, 110 galerias de todo o mundo mostram seus artistas nos hangares 5 e 6 do aeroporto desativado. O setor Special Projects apresenta fortes mostras individuais e estandes curados. Já a sexta edição da feira Positions Berlin Art Fair será realizada no hangar 4, com 69 galerias da Alemanha e de outros lugares do globo, com foco na arte moderna e contemporânea.

Sexta, 13/09/19
Premiação
O prêmio VBKI-Preis Berliner Galerien será anunciado na sexta feira, celebrando a melhor exposição em uma galeria em ascensão. Outra premiação será o Project Space Award, que premiará 20 espaços alternativos e iniciativas independentes que apresentam trabalhos e mostras durante a semana de arte, incluindo performances, intervenções e falas públicas.

Sábado e domingo,14 —15/09/19
Durante o fim de semana, a programação de eventos de performance “Reading Bodies! Cruising Corpoliteracy in Art, Education, and Everyday Life” será realizada na instituição  Haus der Kulturen der Welt. No sábado, o novo espaço Kindl—Centre for Contemporary Art apresenta Sugar, uma exposição de vídeos do artista Bjørn Melhus, e o nGbK – neue Gesellschaft für bildende Kunst – dá início à série de intervenções nos metrôs da cidade, intitulada “Art in the Underground: Up in Arms”. Por fim, 15 coleções privadas também abrirão suas portas para o público, algumas exclusivamente para o evento da Berlin Art Week.

Para mais informações e para a programação completa, acesse: berlinartweek.de

Compartilhar