A exposição “Covered in Time and History: The Films of Ana Mendieta” é a primeira mostra em um museu dedicada aos filmes produzidos pela aclamada artista cubana-americana Ana Mendieta (Havana, 1948–Nova York, 1985). Reunindo 20 trabalhos de imagem em movimento e 27 fotografias que se relacionam com esse corpo de filmes, a mostra é a maior apresentação de vídeos da artista já realizada na França.

Ana Mendieta é amplamente reconhecida como uma das mais prolíficas e inovadoras artistas do pós-guerra. As recentes exposições dedicadas à sua produção na Europa revelaram o poder de sua visão artística e a influência que sua obra teve nas gerações que a seguiram. O trabalho de Mendieta continua tendo grande impacto em toda sorte de público que entra em contato com ele.

A mostra no Jeu de Paume reposiciona a imagem em movimento de um lugar periférico para o centro da pesquisa da artista, e se organiza em torno de temas recorrentes explorados nos filmes, incluindo memória, história, cultural, ritual e a passagem do tempo, que frequentemente são aprimorados em relação ao corpo e à terra. Grande parte dos filmes de Mendieta são realizados na natureza, onde fica evidente seu interesse nos quatro elementos clássicos: terra, água, ar e fogo.

Covered in Time and History: The Films of Ana Mendieta
Curadoria:
Lynn Lukas e Howard Oransky
Abertura: 16/10
Visitação: até 27/01/19; terça, 11h-21h; quarta a domingo, 11h-19h
Jeu de Paume: Place de la Concorde, 1, 75008 Paris. Ingressos: €10

Compartilhar