A primeira exposição individual de Daniel Steegmann Mangrané na Itália apresenta mais de vinte trabalhos, produzidos de 1998 até hoje – incluindo desenhos, instalações, filmes, vídeos, esculturas e ambientes de realidade virtual – colocando o espectador em um encontro íntimo com a representação da natureza e seu ecossistema. 

Uma fascinação de longa data para o artista, a biologia é um tema central em seu trabalho, resultando em imagens que criam um forte quadro visual através da inclusão de galhos, folhas, e animais, assim como motivos geométricos e abstratos, que abrem um diálogo sobre a complexa dinâmica entre os elementos que nos cercam. Suas práticas incluem numerosas referências à floresta tropical brasileira, presente em trabalhos como Phasmides (2012) onde através da observação de um Phasmida (nome entomológico para o bicho-pau), os confinamentos entre ficção e realidade se misturam perfeitamente. Enquanto na instalação A Transparent Leaf Instead Of The Mouth (2016–17), concebida como um ambiente de vidro, o qual evoca a atmosfera da floresta tropical, árvores locais e arbustos coabitam com espécies diferentes de exóticos bichos-pau e bichos-folha. 

A exposição é caracterizada por uma mudança entre experiências materiais e imateriais, expandida através da intervenção específica para o local feita com partições de um tecido branco transparente que redefine a qualidade industrial de Pirelli HangarBicocca, enquanto ambos escondendo e revelando os trabalhos expostos. Como membranas flutuantes, essas telas dão formato à exposição enquanto permite, por meio de sua transparência, uma imediata visão geral de toda a exposição. 

A Leaf-Shaped Animal Draws The Hand
Curadoria: Lucia Aspesi e Fiammetta Griccioli
Abertura: 11/09/19, 19h
Visitação: até 19/01/2020; terça a domingo, 10h-22h
Pirelli HangarBicocca: Via Chiese, 2, Milão. Entrada gratuita