Especial SP-Arte: Confira a programação de Talks

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A série de Talks promovida todos os anos pela SP-Arte é uma importante plataforma de debates que reúne artistas, curadores e colecionadores para discutir os assuntos mais relevantes da arte contemporânea e do mercado. Neste ano, os encontros gratuitos acontecem no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Confira a programação!

 

05/04, 16h-17h: A iniciativa privada no setor cultural

  • Especialistas convidados discutem caminhos possíveis para o intercâmbio entre os setores privado e institucional. Com a presença de Marcos Amaro, artista e diretor da Fundação Marcos Amaro, e Silvio Frota, colecionador e fundador do Museu de Fotografia de Fortaleza.

 

06/04, 16h-17h: Perspectivas dissidentes da arte latino-americana

  • Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake e curador-adjunto da Bienal de São Paulo 2020, se aprofunda em tópicos históricos do estudo da arte latino-americana, abordando-os por um viés alternativo. Em diálogo, José Esparza Chong Cuy, curador da exposição “Jonathas de Andrade: One to One” (MCA Chicago) e integrante do time curatorial da exposição “Lina Bo Bardi: Habitat” (Masp), comenta a retomada da internacionalização da arte brasileira e latino-americana. A mesa conta com mediação da chilena Alexia Tala, curadora do setor Solo, focado nesta edição na América Latina.

 

06/04, 17h30-18h30: A instituição de arte na contemporaneidade

  • Benjamin Seroussi, da Casa do Povo, e Fernanda Brenner, do Pivô, comentam suas experiências à frente de instituições artísticas de formatos inovadores.

 

07/04, 11h-12h: Brasil desamparado e a cidadania em construção

  •  Josué Mattos, vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça na categoria curadoria, conversa com Clarissa Diniz, curadora que o acompanhou durante seu processo de pesquisa para a exposição “Verzuimd Braziel – Brasil desamparado” (2018).

 

07/04, 15h-16: Para onde vamos? Inovações no mercado de arte

  • Os últimos anos têm se mostrado de grande transformação no mercado artístico, e com esse crescimento vem também novas fronteiras de prática e desdobramento. Carol Pino, representante do mercado latino-americano da Artsy.net, e convidado a confirmar discutem os potenciais de transformação do mercado de arte, em específico na América Latina. A mesa tem mediação da pesquisadora Ana Letícia Fialho.

 

07/04, 16h30-17h30: Novas narrativas curatoriais no Brasil

  • Os antropólogos Hélio Menezes e Lilia Schwarcz, do time curatorial da mostra “Histórias afro-atlânticas” (Masp), e Diane Lima, curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem (2018), comentam sobre a inclusão de artistas até então excluídos da narrativa canonizada da história da arte. Essa busca tem tido ressonância na visibilidade de pesquisadores dedicados ao assunto e curadorias focadas nessa revisão, desde portes menores até grandes exposições institucionalizadas.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support