A 15a edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo – SP-Arte começa no dia 03/04, mas nós do ARTEQUEACONTECE já estamos aquecendo os motores para um dos maiores e mais importantes eventos de arte da América Latina! Como parceiros de mídia do evento, preparamos uma seleção especial e exclusiva para os leitores do AQA dos estandes imperdíveis, com destaque para obras e artistas proeminentes do mundo inteiro. Confira abaixo!

 

David Zwirner

A mega-galeria está há 25 anos no mercado e hoje conta com espaços em Londres e Hong Kong, além de 3 locais em Nova York, cidade onde foi fundada. Para a SP-Arte, Zwirner trará alguns dos nomes mais importantes do minimalismo americano, como Donald Judd e Dan Flavin. Além disso, o estande também contará com trabalhos do celebrado pintor Josef Albers.

 

Opera Gallery

Localizada em Paris, a Opera Gallery trará ao Brasil obras de alguns dos maiores nomes da história da arte mundial, como Fernand Léger – professor de Tarsila do Amaral e expoente do cubismo –, March Chagall – pintor russo conhecido por suas pinturas surrealistas de traço inconfundível –, e Alexander Calder – escultor famoso por seus móbiles coloridos.

 

WALDENGALLERY

A WALDENGALLERY, fundada em Buenos Aires em 2015, trará um estande inteiramente dedicado ao falecido artista paraguaio Feliciano Centurión. Com uma produção profundamente íntima e poética, Centurión era pouco conhecido no Brasil até a 33a Bienal de São Paulo, quando o curador Gabriel Pérez-Barreiro selecionou os trabalhos do artista para compor uma das várias exposições individuais que organizou dentro do pavilhão da Bienal, que agora abriga a SP-Arte. A galeria mostrará diversos bordados e desenhos produzidos entre a década de 1980 e 1990.

 

kubikgallery

A galeria do Porto escolheu os trabalhos de Flávia Vieira (portuguesa radicada no Brasil) e de Pedro Vaz (pintor de Moçambique) para compor seu estande na SP-Arte. O espaço contará com tecelagens e objetos de Vieira, que atualmente desenvolve doutorado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Unicamp.

 

Aninat Galería

A Aninat Galería, de Santiago do Chile, conduzida por Isabel Aninat, trará para o setor Masters da SP-Arte (curado por Tiago Mesquita) um solo show de Analivia Cordeiro. O setor é uma seleção de obras históricas e essenciais da segunda metade do século XX. Analivia Cordeiro é bailarina, video-artista e arquiteta, e sua produção está profundamente ancorada nas revoluções midiáticas da década de 1970. É sua a obra considerada a primeira peça de vídeo-arte no Brasil, intitulada M3x3.

 

Galería Elba Benítez

A Galería Elba Benítez vem atuando desde 1990 no campo da arte contemporânea em Madri. Para a 15a SP-Arte, a galeria selecionou obras do carioca Ernesto Neto, artista que ganha agora uma grande retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, com abertura prevista para 30/03/19. Além disso, a galeria também apresenta obras de Carlos Garaicoa, cubano que tem relação muito próxima ao Brasil – tendo inclusive um pequeno pavilhão em Inhotim para abrigar uma de suas obras –, além de outros artistas.

 

Lisson Gallery

Uma das mais importantes galerias do circuito internacional, a Lisson Gallery foi fundada em 1967, em Londres, e hoje tem espaços também em Nova York e Xangai. A Lisson trará para o Brasil obras do icônico artista de land art Richard Long, objetos do minimalista francês Daniel Buren e trabalhos da celebrada artista Laure Prouvost, que no ano passado ganhou uma grande individual no Palais de Tokyo, em Paris.

 

 

Compartilhar