A Fondation Louis Vuitton apresenta a exposição dos artistas ingleses Gilbert & George, “There Were Two Young Men”(April 1971), com uma rara série que faz parte da coleção da fundação. A obra foi exposta pela primeira vez em 1971 na Sperone Gallery, em Turim. O trabalho faz parte de uma série de treze “esculturas” (carvão sobre papel) criadas entre 1970 e 1974, hoje espalhadas pelo mundo.

Graças à sua proporção monumental, There Were Two Young Men sugere uma relação imersiva com o espectador. A “escultura” traz dois protagonistas – os artistas – em um ambiente bucólico, no qual o hedonismo é marcado pela melancolia. Os homens parecem conversar baixo, apoiados em uma árvore, no mesmo clima de uma pintura  de paisagem britânica neo-romântica. As intervenções gráficas, em cada parte da “escultura”, adicionam complexidade à obra, aludindo ao universo da poesia e das rimas populares.

There Were Two Young Men é apresentada junto de outras obras de Gilbert & George, criadas a partir de inspirações similares, como Limericks (1971) – também parte da coleção da fundação – uma “Escultura postal” com oito partes, cujas ilustrações tomam forma de locais de bombardeio, caminhos ao longo do Tâmisa ou áreas rurais de Suffolk, ao mesmo tempo que citam os mesmos textos da poesia vernacular presentes em There Were Two Young Men. Respeitando o desejo dos artistas, Nature Photo Piece (1971), uma composição de fotografias em preto e branco, também faz parte da mostra, assim como trabalhos recentes como as Video Sculptures.

Gilbert & George, There Were Two Young Men (April 1971)
Abertura: 03/07/19
Visitação: até 26/08/19; segunda, quarta e quinta, 12h-19; sexta, 12h-21h; sábado e domingo, 11h-20h
Fondation Louis Vuitton: 8, Avenue du Mahatma Gandhi, Paris. Ingressos: €16