Desde 2011, o IMS organiza o Dia D – Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade passasse a integrar o calendário cultural do país.

No dia 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira (MG), nascia o escritor Carlos Drummond de Andrade. O Dia D – Dia Drummond traz uma programação especial e a edição deste ano contará com três eventos: um espetáculo de música e poesia no IMS Paulista, um recital no IMS Rio e uma atividade educativa no IMS Poços.

A sede paulista apresenta, no dia 31 (quinta), às 20h30, o espetáculo Cabaré modernista para Carlos Drummond de Andrade. Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e direção musical de Bruno Cosentino, a apresentação traz ao palco as cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Claudia Castelo Branco (piano) e Aline Gonçalves (clarinete, clarone e flauta).

Ao longo do espetáculo, serão recitados poemas de Drummond, em diálogo com canções de Noel Rosa, Belchior, Milton Nascimento, entre outros, numa união entre música e poesia. Os ingressos para o evento custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente no site Eventbrite ou, no próprio dia do evento, na bilheteria do IMS Paulista.

Também no dia 31, às 20h, o IMS Rio promove o recital Nosso tempo, inspirado no poema homônimo de Drummond. A apresentação será conduzida pela cantora Olivia Byington, pelo ator e violonista Rodrigo Lima, e pela atriz Bianca Byington, que também assina a direção do espetáculo. Durante o recital, os três interpretarão crônicas, canções e poemas do escritor. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa.

O IMS Poços, por sua vez, celebra a obra de Drummond com uma atividade promovida pela área de Educação, em parceria com o docente de literatura Sérgio Roberto Montero Aguiar e Valéria dos Santos Rêgo, professora da Escola Municipal Vitalina Rossi. Marcado para o dia 31, às 19h, o evento será em torno da obra Nova reunião – 19 livros de poesia 1. No primeiro momento, Montero Aguiar discorrerá sobre o livro. Em seguida, um grupo de estudantes da Escola Municipal Vitalina Rossi fará uma leitura dramática dos poemas. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Chegando à sua nona edição, o Dia D – Dia Drummond tem como objetivo fazer com que a data de nascimento do poeta passe a integrar o calendário cultural do país, promovendo e difundindo a obra do escritor, que tem parte de seu acervo sob a guarda do IMS desde 2011.