Nos dias 18 e 19 de outubro (sexta e sábado), o IMS Rio promove a segunda edição do Fórum Africanidades. A programação inclui um debate com Ana Carolina Lourenço, Flávia Oliveira e Ynaê Lopes, uma atividade com o Dj Bieta e o Slam das Minas e uma contação de histórias, ministrada pelo grupo Pretinhas Leitoras e a atriz Tatiana Henrique. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

O objetivo do fórum é aprofundar a discussão sobre as relações raciais no Brasil e seus impactos nos circuitos das artes visuais e nas instituições de educação. O tema que norteará esta edição será o conceito de interseccionalidade, termo cunhado por Kimberle Crenshaw e Angela Davis, que busca entender o racismo a partir de suas articulações com outras formas de opressão, tais como o sexismo e a homofobia.

O fórum começará no dia 18 de outubro, às 15h, com um debate sobre o tema. A conversa contará com a participação da museóloga Ana Carolina Lourenço, co-fundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem, a jornalista Flávia Oliveira, colunista do periódico O Globo, e Ynaê Lopes dos Santos, professora do departamento de história da UFF, especialista em história da escravidão. O debate é gratuito e, para participar, é preciso se inscrever previamente no site Eventbrite. Neste mesmo dia, às 18h, haverá uma atividade com o Slam das Minas e o DJ Bieta.

A programação continua no dia 19 de outubro, à 16h, com uma contação de histórias, ministrada pelo grupo Pretinhas Leitoras e a atriz Tatiana Henrique. Entre conversas e histórias, serão abordados temas como relações raciais e diversidade cultural. A atividade faz parte do Família em foco, programa da área de educação do IMS, voltado para adultos e crianças. A contação é gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes, na recepção do centro cultural.

 

Serviço
Fórum 
Africanidades: interseccionalidade
18 e 19 de outubro
IMS Rio

 

Programação completa

18 de outubro (sexta-feira), 

15h às 18h
Debate com Ana Carolina Lourenço, Flávia Oliveira e Ynaê Lopes dos Santos

18h às 20h
Espaço de encontros e compartilhamentos com DJ Bieta e Slam das minas

 

19 de outubro (sábado)

16h às 18h
Contação de histórias, com Pretinhas Leitoras e Tatiana Henrique

 

Entrada gratuita. Para participar, é preciso se inscrever previamente no site Evetbrite: https://www.eventbrite.com.br/e/forum-africanidades-interseccionalidade-tickets-75350145313

IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro.Terça a domingo e feriados (exceto segundas), 11h-20h

Compartilhar