Istanbul Modern
Canan Tolon: You Tell Me
06/09/19 a 02/02/2020

A exposição “You Tell Me” organizada pelo Istanbul Modern é uma seção transversal da prática artística de Canan Tolon que se expande dos anos 80 até hoje. “You Tell Me” visa trazer a busca expressiva e técnica única de Tolon em vista através de seus trabalhos, que variam de desenhos a fotografias e pinturas a instalações. Enquanto reúne exemplos notáveis de transformação e desenvolvimento na prática artística de Tolon, a exposição também apresenta recriações de alguns de seus trabalhos que já garantiram seu lugar na História da Arte. 

A produção artística de Canan Tolon se centra na renovação contínua da natureza e na arquitetura como uma empresa cultural. Tolon cria um mundo intelectual e visual em torno da resistência entre natureza e arquitetura, e a contradição e consequências nascidas desse encontro. Seus trabalhos experimentais sempre lembram uma fronteira entre vida e morte, enquanto faz o espectador questionar se essas imagens são reais ou ilusórias, fotografias ou pinturas. 

 

Borusan Contemporary – Istambul
THEY ARE UTTERED AND UNFINISHED, ALL THE LOVES IN THE WORLD II
14/09/19 a 08/03/2020

O ponto de partida para as exposições baseadas na Coleção de Arte Contemporânea Borusan em 2019 é Turgut Uyar, considerado pioneiro na poesia turca moderna. A exposição They are Uttered and Left Unfinished All the Loves in the World II interpreta os trabalhos adquiridos recentemente na Coleção de Arte Contemporânea Borusan juntamente com a arquitetura em mudança da Mansão Assombrada, para observar como poesia e formas visuais criam imagens juntos. Através do poder transformativo da poesia, a exposição pretende trazer novas perspectivas para a exposição de arte contemporânea de obras de novas mídias que foram realizadas por meios digitais usando a tecnologia contemporânea.  

A exposição, que reúne trabalhos de artistas contemporâneos importantes, usa as linhas de Turgut Uyar (1927 – 1985) – tão poderosas hoje quanto foram quando escritas – para guiar os espectadores de uma maneira nova. Os trabalhos “experimentais” de artistas de todo o mundo, variando em mídias da escultura em vídeo à fotografia, instalações de neon para relevos interativos, revela representações da revolução digital que tem rapidamente tomado conta do nosso dia a dia. Não é possível agrupar essas diferentes interpretações em diferentes denominadores compartilhados – os trabalhos se referem aos diferentes problemas econômico, social es estético de nossos dias, convidando os espectadores a derramar sua passividade e se tornar ativo. Os trabalhos visualizam o que Uyar descreve apropriadamente em suas poesias como “problemas de hoje”. A exposição representa, assim, metáforas contemporâneas para mostrar problemas e respostas “permeáveis”. 

 

BILL VIOLA: IMPERMANENCE
14/09/19 a 13/09/2020

Bill Viola Vem investigando os mistérios da condição humana por mais de quarenta anos, empregando a tecnologia como um meio que durante essas décadas evoluiu em ritmo acelerado. Nos últimos vinte anos, um período representado por nove de dez trabalhos nesta exposição, Viola surgiu não só como um pioneiro no campo das artes midiáticas, mas talvez até mais como um dos mais importantes e reverenciados artistas de nosso tempo. Impermanence é a primeira grande exposição das pesquisas de Viola em Istambul. 

Compartilhar