A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage lança a quarta edição do Prêmio Reynaldo Roels Jr. em homenagem ao crítico de arte que dirigiu a instituição entre 2002 e 2006. O prêmio é anual e destinado a pessoas que queiram desenvolver um projeto de instalação a ser realizado em espaço público. O autor do projeto vencedor receberá R$ 20 mil para a produção de uma peça com as características de uma instalação em local aberto à visitação pública.

A cada ano, a comissão organizadora do Prêmio elege um local que serve de ponto de partida para a instalação da obra. A mudança de uma edição para outra visa estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre um lugar que tenha especificidades históricas ou artísticas, com componentes sociais e urbanos.

IV Prêmio Reynaldo Roels Jr. será realizado em 2019 no Campo de Santana, no Rio de Janeiro. O dispositivo para esta edição do prêmio é a ideia de espaço público a partir de um um trecho do Programa Ambiental, de Hélio Oiticica (1966). 20 artistas serão selecionados para participar do seminário “Espaço Público – Passantes, Ficantes e Descuidistas”, que acompanha o prêmio. Os projetos serão acompanhados pela artista Lais Myrrha, artista visual e por Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage. E posteriormente, o artista selecionado terá 20 mil reais para a realização de uma obra no espaço público.

Selecionados para o Seminário
Alexandre Sá, Bianca Madruga, Camilla Braga, Daniel Santiso, Danielle Cukierman, Emilia Estrada, Fernanda Andrade, Gabriel de França Caetano, Gabriel Martinho, Gilson Andrade, Herbert De Paz, Igor Bahia, João GG, João Trevisan, Juan Barbosa, Julia Arbex, Luisa Brandelli, Max Willa Morais, Tiago Cadete, Yhuri Cruz