Leonardo da Vinci

Musée du Louvre, Paris

2019 marca o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci na França, data de importância particular para o Louvre, que mantém a maior coleção do mundo das pinturas do artista, assim como também 22 desenhos. O museu está aproveitando a oportunidade neste ano de comemorações para reunir o maior número de pinturas do artista possível em torno dos cinco trabalhos principais da coleção: The Virgin of the Rocks, La Belle Ferronnière, a Mona Lisa (que permanecerá na galeria onde é exposta normalmente), o Saint John the Baptist, e a Saint Anne. O objetivo é colocá-los ao lado de uma ampla variedade de desenhos como também uma pequena porém significante série de pinturas e esculturas do círculo do mestre.

Esta retrospectiva sem precedentes da carreira de Da Vinci ilustrará como ele deu a maior importância à pintura, e como sua investigação do mundo, que ele se referia como “a ciência da pintura”, foi o instrumento de sua arte, buscando nada menos do que dar vida a suas pinturas. A exposição é o culminar de mais de dez anos de trabalho, incluindo novos exames científicos das pinturas do Louvre, e o tratamento de conserva;cão de três delas, permitindo um melhor entendimento da prática artística de da Vinci e suas técnicas pictóricas. O esclarecimento de sua biografia também surgiu através do reexame exaustivo de documentos de arquivo. A exposição irá pintar o retrato de um homem e um artista de extraordinária liberdade.

Leonardo da Vinci
Abertura: 24/10/19
Visitação: até 24/02/2020; quarta a segunda, 09h-18h (quartas e sextas até 21h45)
Musée du Louvre: Rue de Rivoli, 75001 Paris. Ingressos: €17.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support