Com as feiras Frieze London e Frieze Masters começando hoje em Londres, a cidade é tomada por diversos eventos paralelos, exposições e feiras secundárias. O ARTEQUEACONTECE preparou um roteiro pelas outras feiras de arte que são destaque na capital britânica. Confira aqui!

 

PAD London

A 13 edição do PAD, que lança sua tenta elegante no coração da Mayfair, vai novamente apresentar uma combinação de arte moderna e design, arte decorativa e tribal, antiguidades e jóias. Entre os 68 expositores, 11 estão fazendo sua estréia no PAD London. A galeria de design Southern Guild, da cidade do Cabo, traz novas peças de célebres designers africanos para Londres, assim como a primeira colação de móveis do crescente fashion designer Rich Mnisi. The Beautiful Watch de Paris, Londres e Monaco também está fazendo sua estréia. 

Pré-abertura para colecionadores, segunda-feira, 30 de setembro, 11h-20h; Abertura VIP, terça-feira, 1 de outubro, 11h-20h; Quarta-feira, 2 de outubro a sábado, 5 de outubro, 11h-20h; Domingo, 6 de outubro, 11h-18h

Onde: Berkeley Square, Mayfair, W1J 5AL, Londres. Ingressos:

 

1-54 CONTEMPORARY AFRICAN ART FAIR

A principal feira de arte contemporânea africana expande seu programa este ano. O evento irá receber 45 galerias internacionais de toda Europa, África e Oriente Médio na Somerset House, no centro de Londres. Mais de 140 artistas serão representados, enquanto 9 exposições solo poderão ser vistas ao mesmo tempo. Sob os auspícios da feira, a principal artista sul africana Mary Sibande está recebendo seu primeiro show solo no Reino Unido por suas fotografias e esculturas comoventes que lidam com seu próprio corpo. Sibana também fará parte do programa de talks da feira, que é organizado por Kerryn Greenberg do Tate e dedicado ao falecido curador nigeriano Bisi Silva. 

Quinta-feira, 3 de outubro, 11h-19h; Sexta-feira, 4 de outubro, 11h-19h; Sábado, 5 de outubro, 11h-19h; Domingo, 6 de outubro, das 11h às 18h

Onde: Somerset House, the Strand, WC2R 1LA, Londres. Ingressos:

 

Ambika P3

Para encontrar galerias de arte menores que se superam e fazem novas descobertas, vá para a feira de arte Sunday.  Realizada no porão cavernoso de um prédio da Universidade de Westminster, é uma pequena caminhada da Frieze London. Na ocasião de seu décimo aniversário, Sunday está concentrada mais que nunca em promover uma plataforma para jovens artistas assim como artistas já estabelecidos em seus próprios países, mas menos conhecidos fora deles. Dentre as 30 galerias, 16 estão fazendo sua estréia na Sunday. A feira pediu a galeristas e artistas que aproveitassem ao máximo o espaço de 14,000 metros quadrados, então esqueça os estandes. Outro bônus: a entrada é gratuita. 

VIP preview, quinta-feira, 3 de outubro, das 12h às 18h (somente para convidados); Quinta-feira, 3 de outubro, das 18h às 21h; Sexta-feira, 4 de outubro a sábado, 5 de outubro, das 12h às 20h; Domingo, 6 de outubro, das 12h às 18h.

Onde: Ambika P3, University of Westminster, 35 Marylebone Road, Londres. Ingressos: 

 

Moniker Art Fair

A Moniker Art Fair retorna pela décima vez – mas com uma grande diferença. Este ano, a feira de arte urbana acontece no coração de Chelsea em West London, não no leste em Shoreditch. (Pode ser uma viagem cara de Uber para se corrigir, caso você tenha o endereço antigo no smartphone.) Para celebrar seu décimo aniversário, a diretora da feira Tina Ziegler organizou algumas ofertas tópicas, não menos importante a apresentação especial de “George the Union is Cross.”  Com curadoria de Urban Nation Museum de Berlim, será apresentado respostas de artistas do Reino Unido à crise do Brexit. O artista urbano espanhol Okuda San Miguel e o escultor cubano-americano Sergio Garcia são os artistas Spotlight oficiais do Moniker 2019.  

 VIP preview, quarta-feira, 2 de outubro, 15h-22h; celebração de abertura pública, quinta-feira, 3 de outubro, 15h-10h; Sexta-feira, 4 de outubro, 13h-21h; Sábado, 5 de outubro, das 12h às 20h; Domingo, 6 de outubro, das 11h às 18h

Onde: The Chelsea Sorting Office, 90-100 Sydney Street, SW3 6NJ, Londres. Ingressos:

 

British Art Fair

A British Art Fair, que se estabeleceu em 1998 mas mudou de propriedade no ano passado, vem passando por grandes mudanças. Se mudou para Saatchi Gallery em 2018 e esse ano trocou de datas para coincidir com a Frieze Week. Cinquenta revendedores irão expor trabalhos de muitos dos maiores artistas modernos da Grã Bretanha. Obras de David Inshaw podem ser vistas em uma exposição solo e a carreira do artista escocês e pintor abstrato Alan Davie serão exploradas em uma mini-retrospectiva. 

Quinta-feira, 3 de outubro, 11h-21h; visualização (somente convite), 18:00 – 20:00; Sexta-feira, 4 de outubro, 11h-20h; Sábado, 5 de outubro, 11h-19h; Domingo, 6 de outubro, das 11h às 18h

Onde: Saatchi Gallery, Duke of York’s HQ, King’s Road, Londres. Ingressos: