Los Angeles é conhecida como a casa da indústria cinematográfica norte-americana, e também das celebridades do país, mas a cidade tem muito mais a oferecer, com uma diversa e rica programação cultural. O ARTEQUEACONTECE preparou um roteiro pelas principais instituições de arte contemporânea de L.A., com exposições imperdíveis!

 

Hammer Museum 

O Hammer Museum abriu suas portas em 1990, fundado pelo magnata do petróleo Armand Hammer, e projetado por Edward Larrabee Barnes. Inicialmente a coleção de Hammer que ocupava as galerias do museu, com obras dos velhos mestres principalmente. Em 1992, a instituição passou a ser gerida pela universidade UCLA, com a coleção da escola também passando a fazer parte do acervo. No final da década de noventa o museu passou a colecionar obras contemporâneas, e hoje tem uma das programações mais originais e diferenciadas do país. Em cartaz está a mostra individual da britânica Sarah Lucas, além de outras exposições coletivas e projetos solo.

Visitação: terça a sexta, 11h-20h; sábado e domingo, 11h-17h.
Hammer Museum
: 10899 Wilshire Blvd., Los Angeles. Entrada gratuita

 

LACMA – Los Angeles County Museum of Art

O LACMA é o maior museu de arte da costa oeste americana, com uma coleção de mais de 140 mil peças. O museu tem como missão apresentar variadas versões da história da arte por meio de exposições que possibilitam novas e surpreendentes interpretações. Sua programação é marcada pela experimentação e pelo foco na diversidade cultural da região. Em cartaz atualmente está a imperdível individual do minimalista americano Frank Stella e a mostra coletiva “The Allure of Matter: Material Art from China”.

Visitação: segunda, terça e quinta, 11h-17h; sexta, 11h-20h; sábado e domingo, 10h-19h
LACMA:
 5905 Wilshire Blvd. Los Angeles. Ingressos: US$25.

 

The Broad

The Broad foi fundado pelos filantropos Eli e Edythe Broad, no centro de Los Angeles. Com projeto de Diller Scofidio + Renfro, em colaboração com Gensler, o museu oferece entrada gratuita para todas as suas mostras, e contaq com uma programação completa de exposições temporárias e projetos envolventes. O museu também abriga a coleção de mais de 2000 obras da Broad collection, uma das mais importantes de arte do pós-guerra e contemporânea. Atualmente, visitantes podem ver as obras Infinity Room de Yayoi Kusama, além da coletiva “Soul of a Nation: Art in the Age of Black Power”. 

 

Visitação: terça e quarta, 11h-17h; quinta e sexta, 11h-20h; sábado, 10h-20h; domingo, 10h-18h.
The Broad: 221 S. Grand Avenue, Los Angeles. Entrada gratuita

 

J. Paul Getty Museum 

O J. Paul Getty Museum foi criado para inspirar curiosidade sobre a cultura visual por meio da coleção, conservação e exposição de artes visuais de importância histórica. O museu continua ampliando suas coleções por meio de aquisições e doações, mostras individuais e coletivas, pesquisa e programas públicos e educativos. O museu tem dois espaços de projeto arquitetônico excepcional: a Getty Villa e o Getty Center. Entre as muitas exposições no extraordinário espaço do centro de Los Angeles, não deixe de ver a mostra “Bauhaus Beginnings”, que celebra os 100 anos da fundação da famosa escola alemã de artes e ofícios.

Visitação: The Getty Center – terça a domingo, 10h-17h30 (sábado até 21h); The Getty Villa – quarta a segunda, 10h-17h. Entrada gratuita
The J. Paul Getty Museum: The Getty Center – 1200 Getty Center Drive, Los Angeles; The Getty Villa – 17985 Pacific Coast Highway, Pacific Palisades

 

MOCA – The Museum of Contemporary Art

Fundado em 1979, o MOCA é o único museu criado por artistas na cidade de Los Angeles. A instituição se dedica a colecionar e a exibir arte contemporânea dos Estados Unidos e internacional. Seu acervo tem mais de 7 mil objetos e itens, sendo um dos conjuntos contemporâneos mais importantes do mundo. Em cartaz estão diversas mostras, incluindo a imperdível individual de Barbara Kruger, “Barbara Kruger, Untitled (Questions (1990/2018)”, e uma bela coletiva que apresenta a uma seleção especial de obras do acervo do museu sob novas perspectivas.