Louise Bourgeois: The Empty House

Schinkel Pavillon, Berlim

O Schinkel Pavillon apresenta a exposição “Louise Bourgeois: The Empty House”. A individual é dedicada às criações em forma de sacos da artista francesa, reunindo uma variedade de suportes e trabalhos das últimas duas décadas de sua vida. Bourgeois começou a explorar as possibilidades da forma-saco em seus escritos do início dos anos 1990, e então os sacos e as bolsas começaram a aparecer regularmente em sua produção, vazios ou cheios, transparentes ou opacos. Para a artista, essa forma é tanto uma estrutura arquitetônica quanto uma representação do corpo feminino em seus vários aspectos, do crescimento à decadência, da plenitude à incompletude. Assim, um saco vazio pode sugerir uma casa vazia, mas também simbolizar uma mulher infértil ou o seio que não dá leite.

Como elementos arquitetônicos, os sacos se relacionam às instalações chamas de “células” que Bourgeois começou a fazer em 1991. As Células exploram o complexo jogo entre memória, desejo, arquitetura e os cinco sentidos. Nas palavras de Bourgeois, eles articula, “diferentes tipos de dor: física, emocional, psicológica, mental e intelectual… cada célula se preocupa com o prazer do voyeur, com a atração de ver e ser visto”. Uma grande Célula é mostrada no Schinkel Pavillon: “Peaux des lapins, chiffons ferrailles à vendre” (2006). A jaula oval com barras de ferro guarda sacos de um tecido que lembra chiffon, em tons de pele e rosa, alguns deles evocando órgãos, membranas e partes do corpo.

Louise Bourgeois: The Empty House
Abertura: 20/04, 18h
Visitação: até 29/07/18; quinta a domingo, 12h-18h
Schinkel Pavillon: Oberwallstraße 1, 10117 Berlim. Ingressos: €4 (inteira), €3 (reduzida)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support