A Pinault Collection apresenta duas novas exposições em seus espaços expositivos de Veneza: “Luc Tuymans: La Pelle”, individual do artista belga, no Palazzo Grassi, e “Luogo e Segni”, coletiva com curadoria de Martin Bethenod e Mouna Mekouar, na Punta Della Dogana.

A primeira mostra se encaixa na série de exposições monográficas realizadas pela instituição desde 2012, e propõe uma alternância entre exposições temáticas da coleção. Com curadoria de Caroline Bourgeois, em colaboração com o artista, “La Pelle” tem seu título inspirado pelo romance de Curzio Malaparte publicado em 1949. São mais de 80 obras vindas da Pinault Collection, de museus internacionais e de outros acervos privados, e traça um percurso de Tuymans desde 1986 até os dias atuais.

Já “Luogo e Segni” tem seu título emprestado de uma tela de Carol Rama apresentada na mostra, que reúne 36 artistas cujas obras estabelecem diálogos singulares com seus contextos urbanos, sociais, políticos, históricos, teóricos… 17 artistas são apresentados pela primeira vez em exposições organizadas pela instituição, incluindo Berenice Abbott, Liz Deschenes, Trisha Donnelly, e R. H. Quaytman. A mostra inclui também pela primeira vez três artistas que foram convidados a participar da residência da Pinault Collection em Lens: Lucas Arruda, Hicham Berrada e Edith Dekyndt.

 

Luc Tuymans: La Pelle
Luogo e Segni
Visitação: até 06/01/20  |  até 15/12/19; quarta a segunda, 10h-19h (última entrada às 18h)
Palazzo Grassi: San Samuele, 3231, 30124, Veneza.
Punta Della Dogana: Dorsoduro, 2, 30123 Veneza. Ingressos: €20 (para os dois espaços