Lucas Arruda: Deserto-Modelo

Fridericianum, Kassel

O artista brasileiro Lucas Arruda apresenta sua individual intitulada Deserto-Modelo no Fridericianum, em Kassel, principal espaço expositivo da célebre Documenta. Essa é a primeira mostra institucional do artista na Alemanha. Nascido em São Paulo em 1983, Arruda vem criando um corpo de trabalhos que inclui pinturas, gravuras, instalações luminosas, projeção de slides e filmes. Suas obras refletem um exame intenso e dedicado sobre um espectro amplo de assuntos, do contexto conceitual da pintura até as condições da própria vida humana.

O artista se interessa particularmente em retratar paisagens e marinhas, ainda que seu trabalho nunca faça referência direta a lugares reais. Ao contrário, Arruda tem como foco imagens imaginárias evocadas pelo pensamento sobre as cenas que pinta e investiga as condições de luz, atmosfera e emoção associadas a esses lugares inventados. Contudo, muitos de seus trabalhos são caracterizados por um grau tão intenso de abstração que a referência à paisagem só emerge na sugestão de uma linha do horizonte. Suas obras oferecem um momento de desaceleração e concentração e, assim, com um poder tão silencioso quanto incisivo, contradizem os ritmos cada vez mais frenéticos da vida contemporânea.

Lucas Arruda: Deserto-Modelo
Abertura: 05/06/19, 19h-22h
Visitação: até 08/09/19; terça a domingo, 11h-18h
Fridericianum: Friedrichsplatz 18, Kassel. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support