Maura Grimaldi

por Julia Lima e Hugo Salgado

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Maura Grimaldi nasceu em São Paulo, graduou-se e fez mestrado na Universidade de São Paulo (USP), começando a desenvolver seus projetos de arte já nos primeiros períodos do curso. Atualmente, é doutoranda pela Universidade Nova em Lisboa e mantém um trabalho como artista e pesquisadora. Os principais temas que aborda são assuntos relacionados à fantasmagoria, ao invisível, às tecnologias obsoletas, e aos dispositivos que nos remetem a experiências imersivas e contemplativas para refletir sobre uma concepção ampla de imagem.

Seus trabalhos variam entre filmes em película colorida, fotografia, intervenções em espaços expositivos, instalações com projetores, textos e adaptação de objetos em intervenções que ressignificam funções e propósitos. Em 2012, por exemplo, no trabalho intitulado “Carrossel”, a artista utiliza uma máquina industrial fora de uso e a transforma em um sistema de projeção de luz a partir de um jogo de lentes. Esse e outros projetos são exemplos das pesquisas aprofundadas que Grimaldi realiza sobre os próprios mecanismos de projeção de imagem.   

Em 2016, a artista criou o “Micro Centro de Estudos em Projeções”, uma instituição destinada à pesquisa, coleção, colaboração e experimentação do universo das projeções. Usufruindo dele para projetos como “Marginália” (para a revista online mexicana Terremoto), e para ocasião de encerramento do PIMASP, no ano de 2017, o MCEP colaborou dando assistência, suporte técnico e seleção e edição das imagens da exposição, entre outros projetos e colaborações.

Maura Grimaldi (São Paulo, 1988). Entre suas principais exposições e projetos destacam-se: o programa de acompanhamento crítico PIMASP (Brasil, 2016/2017); residência HANGAR, em Lisboa (Portugal, 2017); PIVÔ Pesquisa (Brasil, 2017); VI Bolsa Pampulha no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte (Brasil, 2016); XI Residência Artística do Red Bull Station (Brasil, 2015); residência artística no Centro de Arte Jardim Canadá – JACA em Belo horizonte (Brasil, 2014); exposição A vanguarda está em ti na ocasião dos 55 Anos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Portugal, 2014); residência artística na École Supérieure des beaux-arts TALM-Tours (França, 2013); I Mostra do Programa de Fotografia 2012/2013 no Centro Cultural São Paulo (2012); exposição Esquinas realizada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (2012).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support