Artistas mulheres em destaque na Semana de Arte

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Hoje é o último dia da Semana de Arte, evento que reuniu 42 galerias no Pavilhão das Culturas Brasileiras e uma programação paralela de conversas, documentários, eventos e exposições.

Com uma curadoria focada na memória modernista da arte brasileira e no destaque das margens dessa história – artistas mulheres e afrodescendentes – a seleção das galerias incluía um ou dois nomes em cada estande, uma chance de mergulhar na produção e expandir as leituras das obras.

A Semana de Arte teve um número expressivo de artistas mulheres em sua seleção, e o ARTEQUEACONTECE escolheu alguns destaques entre os trabalhos da feira:

1. Letícia Parente – Galeria Jaqueline Martins

A artista baiana tinha diversos trabalhos em vídeo no estande da Galeria Jaqueline Martins. Professora de química, sua produção era essencialmente doméstica, com câmeras portáteis e cenas como pendurar-se dentro do armário pela roupa, pentear o próprio cabelo no espelho e maquiar-se sobre esparadrapos colados no rosto, ou subir na tábua de passar roupa e ter o ferro passado por seu corpo. O estande também trazia obras de Martha Araújo, Ana Mazzei e Regina Vater.

2. Leda Catunda – Celma Albuquerque Galeria de Arte

O estande da Celma Albuquerque Galeria de Arte foi ocupado exclusivamente por obras de Leda Catunda, peças em tecido de aspecto tridimensional e volume. As obras contavam com tecidos diversos padrões e cores, em formas orgânicas de elementos corporais, gotas e células.

3. Anna Maria Maiolino – Arte57

O estande da Arte57 foi inteiramente dedicado a artistas mulheres. Além da gravura de Anna Maria Maiolino, onde se lê o nome da artista entre duas figuras, dois vultos, o espaço também trazia obras de Lenora de Barros (Procuro-me), Tarsila do Amaral (estudos para O Abaporu e A Negra), Jac Leirner, Rosana Paulino, entre outras.

4. Ana Linnemann – Periscópio Arte Contemporânea

As pinturas articuladas de Ana Linemmann foram o grande destaque do estande da Periscópio. “Pintura Alvo” e outras peças de diferentes configurações em placas de cedro conjugadas por dobradiças instigavam o público no espaço a elocubrar sobre as possíveis configurações dos trabalhos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support