Um pintura de Banksy de chimpanzés brigando no parlamento britânico, criada sete anos antes de o Reino Unido votar a favor da saída da União Europeia, irá a leilão na Sotheby’s amanhã, dia 03/10/19, em Londres. Estima-se que a obra poderá ser vendida por mais de 2,5 milhões de dólares – o que seria uma venda recorde de uma obra do artista anônimo.    

Mas fãs de Banksy têm alegado online em redes sociais e posts que o artista pode ter alterado o trabalho desde que ele foi exposto em 2009 na mostra “Banksy vs. Bristol Museum”.

A pintura original, conhecida originalmente como Question Time, retrata a Casa dos Comuns, ou House of Commons, tomada por chimpanzés iluminados por dois lustres brilhantes. Na versão para a venda na Sotheby’s, agora chamada de Devolved Parliament, as luzes se foram. Além disso, um chimpanzé no primeiro plano esquerdo segura uma banana virada pra cima na pintura original. Agora, a banana está virada para o outro lado.

Quando perguntada sobre as diferenças, a Sotheby’s confirmou que a pintura é, sem dúvidas, o mesmo trabalho exposto em Bristol uma década atrás. Uma representante da companhia disse ao New York Times que as mudanças foram feitas pelo próprio artista, embora o cronograma para as alterações e os motivos por trás deles não sejam claros. (A pintura foi comprada diretamente do artista por um colecionador em 2011). 

Compartilhar