O LACMA apresenta uma exposição com uma seleção de obras feiras por Robert Rauschenberg em Los Angeles e sobre a cidade, revelando o impacto indelével que a metrópole teve em sua produção.

Um dos principais artistas do século XX, Rauschenberg (1925–2008) produziu um corpo diverso de obras, caracterizado pela experimentação e pelo uso de diferentes suportes e métodos. O artista também era conhecido por incorporar trocas culturais das mais variadas. Ainda que Rauschenberg tenha nascido no Texas e vivido principalmente em e na Flórida, Los Angeles teve um papel central em seu desenvolvimento artístico. Sua primeira visita a um museu se deu no sul da Califórnia, enquanto ele prestava serviço militar em Camp Pendleton, entre 1944–45. Essa experiência influenciou Rauschenberg em sua decisão de tornar-se artista, e nas décadas seguintes ele viria a criar alguns de seus mais incríveis trabalhos ali.

No final dos anos 1960 e início dos 1970, Rauschenberg se juntou à oficina de gravura Gemini G.E.L. e ao Styria Studio, onde ele desafiou as convenções do trabalho gráfico com obras como “Booster” e “Currents”. Durante este tempo, ele também foi um dos principais participantes do programa de arte e tecnologia do LACMA, colaborando com cientistas e engenheiros da Teledyne Technologies. Em 1981, Rauschenberg fotografou extensivamente a cidade de Los Angeles para seu projeto “In + Out City Limits”, e 17 anos depois, ele representou a metrópole nas serigrafias da série “LA Uncovered”.

Rauschenberg: In and About L.A.
Abertura:
11/08
Visitação:
até 10/02/19; segunda, terça e quinta, 11h-17h; sexta, 11h-20h; sábado e domingo, 10h-19h
LACMA:
5905 Wilshire Boulevard, Los Angeles. Ingressos: US$25 (inteira), US$21 (reduzida)

Compartilhar