A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

 

18 de setembro | Quarta-feira
15h às 18h: Povo na Pina – Ponto Firme [Ativações no Octógono]

Em parceria com a Casa do Povo, o projeto propõe a construção de grandes estruturas de crochê utilizando principalmente materiais descartados pela própria Pinacoteca. A oficina é conduzida pelo designer e artesão Gustavo Silvestre com participação dos egressos e ex-alunos do Ponto Firme, projeto que há quatro anos leva aulas de crochê para dentro de uma penitenciária masculina. Aberto à participação do público e visitantes de todas as idades.

 

19 de setembro | Quinta-feira
10h às 13h: Projeto Corpos em Luz – Instituto Olga Kos [Ativações no Octógono]

Instituição fundada para o desenvolvimento de projetos artístico-esportivos para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, apresenta projeto que propõe um estudo e prática de dança a partir dos parangolés, de Hélio Oiticica.

11h às 13h: NAE – Slam: Palavras e corpos que desobedecem [Tania Bruguera – Escola de Arte Útil]
O encontro aborda a literatura marginal-periférica a partir da estética presente nos slams (batalhas de poesia criadas na década de 1980), trazendo um panorama atual da poesia oral que se manifesta nesse contexto. Com Mídria da Silva Pereira. Inscrições no local. 25 vagas.

15h às 18h – Aula-oficina, com María Eugenia Cordero – Barda del Desierto, Argentina [Tania Bruguera – Escola de Arte Útil]

20 de setembro | Sexta-feira
14h às 15h30: Lançamento de livro Trajetórias de vidas: mulheres da Luz [Ativações no Octógono]

A publicação, organizada por Cleone Santos, da ONG Associação Agentes da Cidadania, reúne relatos de nove mulheres em situação de prostituição que ocupam o Parque da Luz. Haverá roda de conversa com quatro participantes. 25 lugares.

15h às 18h – Preparação do Exercício 2, com acompanhamento de Fernanda Pitta [Tania Bruguera – Escola de Arte Útil]

 

21 de setembro | Sábado
11h às 12h: Lançamento do Livro às Voltas com Lautréamont de Laymert Garcia dos Santos [Ativações no Octógono]

Lançamento do livro publicado pela editora N+1, conversa com o autor e leitura de trechos de Os cantos de Maldoror, de Lautréamont, por Nereu Santos.

 16h às 17h30: Show de Cornucópia Desvairada [Ativações no Octógono]

Grupo musical de instrumentos de sopro e percussão inspirado na diversidade cultural presente na cidade de São Paulo, apresenta repertório que abrange gêneros conhecidos da música brasileira como carimbó, forró, samba, axé, funk e brega em celebração à chegada da primavera.

22 de setembro | Domingo
11h às 12h: Povo na Pina – Coral Tradição [Ativações no Octógono]

O Coral Tradição canta exclusivamente na língua ídiche e desenvolve suas atividades na Casa do Povo desde 1988. Regido pela maestrina Hugueta Sendacz, o repertório do Coral é composto por músicas folclóricas e populares. Seu objetivo é preservar as canções e outros valores culturais criados em ídiche para transmiti-los às novas gerações.

14h às 18h: Povo na Pina – Ateliê Vivo [Ativações no Octógono]

Organizado pela Casa do Povo, o encontro propõe que os participantes levem peças de roupas e tecidos que possam ser recortados para servir de matéria prima para a construção do painel cujo tema será “O que é um coletivo para você hoje?”. As peças de roupa e tecidos das pessoas vão se misturar e, juntos, com costura a mão e bordado, o grupo fará uma colagem têxtil.

23 de setembro | Segunda-feira
17h às 18h: Aula de Hatha Yoga voltada para meditação [Ativações no Octógono]

Com a professora Luciana Cardoso. Traga seu mat e venha com roupas confortáveis.