Início Roteiro Turim

Turim

Esta semana o foco do mercado de arte se vira para a Itália, com a mais importante feira do país, realizada em Turim. O ARTEQUEACONTECE preparou um roteiro especial com as melhores exposições e eventos paralelos à Artissima 2018. Confira abaixo!

 

1. Fondazione Merz

A Fondazione Merz foi criada em homenagem ao artista italiano Mario Merz em 2005 e hoje se constitui como um centro dedicado a exposições de arte contemporânea, eventos e atividades educativas e de pesquisa. Durante a Artissima, a fundação apresenta uma exposição de Petrit Halilaj (Kostërrc, Skenderaj-Kosovo 1986), ganhadora da segunda edição do Mario Merz Prize, a premiação bienal organizada pela Fondazione Merz.

 

2. GAM Torino

Fundado em 1895, o GAM Torino (Galleria Civica d’Arte Moderna e Contemporanea) é o museu de arte moderna mais antigo da Itália. Sua coleção possui mais de 45.000 obras. Com várias exposições em cartaz, o AQA dá destaque para a mostra de filmes da recém falecia Laura Grisi, artista italiana que explorou a linguagem do vídeo nos anos 1960. A exposição traz três peças seminais: Wind Speed 40 KnotsThe Measuring of Time e From One to Four Pebbles, realizados entre 1968 e 1972.

 

3. Museo Ettore Fico

O Museo Ettore Fico está localizado em uma área industrial de Turim, no centro de um vasto plano de restauração da região que antes estava abandonada. Cercado por outras instituições culturais, o museu organiza exposições, eventos cultuais, workshops, palestras com foco na arte moderna e contemporânea. Está em cartaz a mostra “100% Italia: Cent’anni di capolavori”, dedicada aos últimos 100 anos de arte italiana, de 1900 à atualidade.

 

4. Galleria Franco Noero

A galeria Franco Noero, fundada em 1999, representa alguns dos mais importantes artistas contemporâneos do mundo, incluindo os brasileiros Tunga e Jac Leirner. A galeria apresenta a exposição “L☿ver”, da artista Dara Friedman, com trabalhos em filme e vídeo sobre a figura da “ur-mensch”, uma mulher fálica.  

 

5. Castello di Rivoli

O Castello di Rivoli é o primeiro museu dedicado à arte contemporânea na Itália, estabelecido em 1984. A instituição dedica-se a mostras experimentais e performances e durante a feira Artissima apresenta a mais nova exposição de Hito Steyerl, “La città delle finestre rotte” (A cidade das janelas quebradas). O trabalho de Steyerl tem como foca o papel da mídia, da tecnologia e da circulação de imagens na era digital. A artista cria instalações nas quais a produção de filmes é associada com a construção de ambientes arquitetônicos.

 

6. Galleria Giorgio Persano

A galeria Giorgio Persano é dedicada à arte contemporânea, mas especialmente foca-se na Arte Povera italiana. Durante a feira a galeria apresenta a exposição de um dos maiores expoentes do movimento, Michelangelo Pistoletto, com “Comunicazione. Le porte di Cittadellarte”. No final de 1976, Pistoletto apresentou na mesma galeria o projeto “100 Exhibitions in the month of October”, 100 mostras que o artista idealizou e listou em uma publicação. Até hoje, diversas dessas exposições foram montadas por Pistoletto e esta agora em cartaz é uma delas.

 

7. Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli

Located in a building designed by the architect Renzo Piano inside the historic industrial complex of the Lingotto in Turin

On the occasion of Artissima 2018, the centre of research in sound and new music technology Tempo Reale creates a new and site-specific audiovisual installation based on the original score La Luce (1966), by Florentine artist Giuseppe Chiari. The installation establishes a suggestive dialogue between sound and silence, while speakers and light sources are activated following the score. Hosted at Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli, it offers a chance of reflection upon the two dominating topics of this edition of Artissima: time and sound. “Time” is the common theme of the fair, while sound experimentation is central in the new section of Artissima, titled SOUND, hosted at OGR, Turin.
The project by Tempo Reale, is sponsored by by Frittelli arte contemporanea, Florence.

Giuseppe Chiari: La Luce
Audiovisual installation from a 1966 music score

1-3 November 2018 | 10.30 am – 8.30 pm | Sala consultazione
4 November 2018 |10.30 am – 12.30 pm | Sala consultazione
Duration: 20 minutes
25 admissions available every 60 minutes from 10.30
Admission free, booking required : 011.0062713 – segreteria@pinacoteca-agnelli.it

 

8. Parco Arte Vivente

An open-air exhibition site and an interactive museum to develop a dialogue between art and nature.

Compartilhar