10a Bienal de Berlim

Bienal de Berlim

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

“We Don’t Need Another Hero”, a 10a Bienal de Berlim, abre ao público no dia 09/06/18, trazendo 46 artistas e coletivos de todo o mundo. Com direção de Gabriele Horn e curadoria de Gabi Ngcobo (a parte da equipe curatorial da 32a. Bienal de São Paulo), a mostra foi organizada a partir da referência do hit pop da cantora Tina Turner, de 1985, que empresta o nome à exposição. A frase faz alusão ao momento de instabilidades políticas e grandes mudanças sociais no nosso tempo presente. De acordo com o statement da curadora, esta edição da Bienal não nos oferece uma interpretação coerente da história, ela vem como rejeição de figuras heróicas e salvadores da pátria que poderiam seduzir e inebriar. Pelo contrário, a mostra explora o potencial político da auto-preservação, recusando os sistemas de conhecimento estabelecidos e as narrativas históricas que contribuem para a criação de subjetividades tóxicas. Com sua já conhecida pesquisa pós-colonial, Ngcobo apresenta o interesse em diferentes configurações dos saberes e poderes que nos permitem experimentar contradições e complicações.

A 10a Bienal de Berlim tem a participação das brasileiras Cinthia Marcelle e Fabiana Faleiros, com o colombiano Oscar Murillo, com a já falecida artista cubana Ana Mendieta, com o americano Tony Cokes, além de jovens artistas em início e meio de carreira, como Sondra Perry, Mimi Cherono Ng’ok, Luke Willis Thompson e Herman Mbamba.

A programação do evento, que vai até 09/09/18, inclui dezenas de performances, instalações, programas públicos, além das exposições que ocupam espaços distintos pela cidade de Berlim: Akademie der Künste; KW Institute for Contemporary Art; Volksbühne Pavilion; ZK/U – Center for Art and Urbanistics; Hau Hebbel am Ufer (HAU 2)

10a Bienal de Berlim – We Don’t Need Another Hero
Abertura: 08/06
Visitação: até 09/09/18; quarta a segunda, 11h-19h; quinta até 21h;
Vários endereços.
Ingressos: 16 € (inteira, todos os espaços), 10 € (reduzida, todos os espaços).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support