13 artistas que são pais

Para comemorar este Dia dos Pais, que acontece este ano no dia 9 de agosto, o segundo domingo do mês, fizemos uma ação especial para homenagear os papais! Separamos uma lista com alguns artistas contemporâneos que são pais e pedimos a eles que nos enviassem fotografias com seus filhos.

Foram tantas fotos lindas, que exalam amor, cumplicidade, respeito e carinho que foi difícil escolher quais usar aqui na lista. Cada foto de pai e filha/o/os vai acompanhada com uma obra do artista. O ARTEQUEACONTECE deseja um ótimo dia dos pais para todos os papais e também para as pães, as mães que criam seus filhos sozinhas (sendo mãe e pai ao mesmo tempo!).

Marcelo Brodsky

O artista argentino Marcelo Brodsky é pai de três filhos. Conhecido por suas fotografias que recuperam memórias por meio da imagem e da palavra, ele aparece nessa foto com uma das filhas, chamada Carla. Recebemos várias fotos lindas de Brodsky com seus filhos, foi bastante difícil escolher!

Miguel Rio Branco

Artista multimídia e um dos mais respeitados mundo afora, com obras em algumas das mais importantes instituições pelo mundo, Miguel Rio Branco posa com seu filho na foto. Apesar de trabalhar com diversas linguagens na arte, é tido como um dos expoentes da fotografia contemporânea.

Eustáquio Neves

O fotógrafo Eustáquio Neves nos enviou uma foto com seus dois filhos. A menina, que ele carinhosamente chama de Má, posou para a foto vestida nas roupas do pai e fez um bigodinho com caneta! Fotógrafo autoditada, Eustáquio é um dos nomes mais importantes da fotografia no país, muito conhecido por utilizar uma técnica de montagem na qual ele sobrepõe a uma imagem principal a fragmentos de outros negativos.

Alexandre Wagner

O artista Alexandre Wagner leva sua filha Flora para conhecer o mar. A pequena tem um aninho e alguns meses e é o xodó de Alexandre. O artista mineiro tem um trabalho muito expressivo como pintor, no qual diluição a tinta a óleo em marcas do escorrimento pela tela.

Marcius Galan

O artista Marcius Galan levou os dois filhos pra ver um jogo e teve que colocar os dois em seus ombros para que eles pudessem visualizar melhor a partida! Galan traz em sua trajetória um repertório no qual explora as funcionalidades dos objetos ao questioná-los.

Cao Guimarães

O artista Cao Guimarães tem dois filhos pequenos que são extremamente parceiros! Em 2012, ele trabalhou em um filme inspirado no menino, seu primeiro filho, chamado Otto. Cao foi pai aos 47 anos, o que o fez ver a vida com outros olhos.

Alexandre Arrechea

Membro-fundador do coletivo de artistas Los Carpinteros, Alexandre Arrechea é pai de dois! O artista cubano é um dos nomes mais importantes da arte contemporânea do país, desenvolvendo trabalhos que exploram as relações dentro do contexto da urbanidade.

Thiago Rocha Pitta

Do alto da Fundação Abismo, o espaço expositivo que criou em seu sítio na região serrana do Rio de Janeiro, o artista Thiago Rocha Pitta se diverte compartilhando o telescópio com seu filho para observar o céu. O artista traz em seus trabalhos uma preocupação muito grande com as mudanças ao seu redor, especialmente se tratando da natureza.

Arjan Martins

Arjan Martins enviou para a nossa homenagem de Dia dos Pais uma fotografia de quando sua filha era bem pequenininha e mexia e remexia em seu ateliê, se divertindo! Em suas pinturas, o artista trata da diáspora africana pensando em elementos que contribuíram para essa travessia, como as bússolas e as caravelas.

Pablo Ferretti

O artista gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Pablo Ferretti, posa em seu ateliê junto a sua filha Agnes, que o auxilia em suas investigações para criar telas em tinta! O artista trabalha a materialidade da pintura, bem como a dissolução de ideais de seu cotidiano.

Gabriel Secchin

Grudadinho em seu bebê que nasceu há poucos meses, o artista Gabriel Secchin é novato no que diz respeito a dia dos pais! Em suas pinturas, o artista traz vários questionamentos que partem da história da mídia e também da contemporaneidade.

Feco Hamburger

O paulistano Feco Hamburger tem em sua filha Flora uma parceirona. Aqui, os dois aparecem juntinhos na praia. Feco é mais conhecido por seu trabalho como fotógrafo, mas também explora outros lugares da arte. Suas criações buscam trabalhar com a ideia de “percepção do tempo, as porosidades do encontro com o outro, a transformação do objeto pelo olhar”.

Daniel Senise

A família do artista Daniel Senise quase não cabe nessa foto, é grande e o amor envolvido nisso tudo é desse mesmo tamanho! Um dos pintores brasileiros contemporâneos de mais destaque, Senise realizou exposições importantes por todo o mundo e tem trabalhos em vários acervos importantes. Seus trabalhos evocam a história da arte, pensando em intersecções com a sociedade contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *