3 recentes parcerias entre marcas de moda e artistas brasileiros

Conheça três recentes casos onde a moda se torna uma tela para a criatividade desses artistas, enquanto a arte encontra novos públicos e dimensões

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

As parcerias entre moda e arte não são novidade, e mais uma vez essa troca de inspiração marcam novas coleções e desfiles nacionais. Trazemos aqui três recentes episódios desse mergulho entre duas diferentes formas de expressão, mas que sempre caminham juntas:

1 – Dendezeiro e Renan Estivan

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Parceria entre Dendezeiro e Renan Estivan. Foto: Divulgação/agfotosite

Este ano a marca Dendezeiro tem sua segunda participação consecutiva no SPFW e mais uma vez brilhou na passarela. Com aproximadamente 50 quilos, a “Saia Território Brasil” foi um verdadeiro destaque no desfile, e segue repercutindo nas redes sociais. A peça foi confeccionada por mais de um mês, projetada e desenhada antes de ser cortada em 8 pedaços de 1 metro. Cada uma das partes recebeu a tecelagem de Renan Estivan, artista têxtil natural de Salvador, com o desenho aplicado no tecido por meio da tapeçaria e depois costurada à mão.

2 – Isaac Silva e Heloisa Hariadne

Luedji Luna e Fred Nicácio na SPFW. Via gshow

Isaac Silva também marcou presença no SPFW com a coleção “Banho de Axé”. O desfile, que teve a Ocupação 9 de Julho como cenário, foi inspirado na música “Banho de Folhas” de Luedji Luna e contou com peças assinadas pela artista Heloisa Hariadne. A coleção foi feita de maneira ecologicamente responsável, celebrando a moda consciente. As bolsas foram produzidas em parceria com o Instituto C&A, através do projeto Entrelinhas, em colaboração com as Quilombolas de São Lourenço, utilizando a técnica de rede de pesca.

3 – Handred e Vivian Caccuri

A marca Handred e a artista Vivian Caccuri se uniram na criação da linha de roupas Entre-Ondas, inspirada nas obras da artista. Vivian explora o som em um contexto social e político, usando tecnologias analógicas e digitais para criar instalações, desenhos, objetos, vídeos, performances e trilhas sonoras imersivas. A sinergia entre Vivian e a marca surgiu da afinidade pelo trabalho manual, com sobreposições e bordados, além de seus trabalhos refletirem o ambiente dos ateliês e a cena da arte contemporânea no Brasil.

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