4 livros para começar a sua coleção

Colecionar livros é um hábito delicioso, saudável e bastante difundido. Selecionamos 4 livros sobre arte e mercado que valem a pena você ter

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Conheça alguns livros que vão te ajudar a colecionar obras de arte.
Conheça alguns livros que vão te ajudar a colecionar obras de arte.

O campo da arte é extremamente amplo. Pode não parecer, mas existe uma infinidade de assuntos que abordam temas completamente diferentes uns dos outros. Podemos falar sobre história da arte; arte e cultura com uma abordagem sociológica; arte e comunicação; principais materiais; suportes clássicos e inusitados; novas técnicas; e, é claro, mercado.

Todo bom colecionador, seja qual for o motivo que o leva a colecionar, sabe que o mais importante é se informar e, por isso, a primeira lição começa, sem dúvidas, na leitura!

Para sua coleção de livros ser completinha, o fator principal não é a quantidade, mas sim a qualidade e variedade. O primeiro passo? Ter boas publicações que abordam um pouco de cada tema e que sejam capazes de te oferecer informações diversas e que te permitam formular a sua própria opinião, visão e gosto.

Para te ajudar a começar ou a aumentar a sua biblioteca artsy, aqui vão algumas dicas que o ARTEQUEACONTECE separou para você. 

1- Arte e Dinheiro, Katy Siegel e Paul Mattick 

Arte e Dinheiro é, na verdade, uma exposição organizada em um livro. Inclusive, no lugar de capítulos, temos “salas” a serem visitadas cada uma por vez. Cada sala tem uma temática diferente, refletindo uma ampla variedade de atitudes e práticas artísticas. Alguns artistas retratam ou usam dinheiro de verdade em suas obras, outros exploram seus aspectos mais abstratos, há ainda os que apresentam a arte enquanto um produto de consumo utilizável.

Seja como for, todos os artistas nesse livro, entre eles Marcel Duchamp, Paul Graham, Andy Warhol e Cildo Meireles usam a arte para decifrar as complexidades do funcionamento do dinheiro e, com isso, nos ajudam a entender o papel da arte no mundo em que vivemos.

2- O Tubarão de 12 milhões de dólares, de Don Thompson  

Em 2004, o americano Steve Cohen adquiriu, por 12 milhões de dólares, uma obra do artista Damien Hirst. A obra consistia em um tubarão de 5 metros de comprimento e 2 toneladas, mantido numa tina com formol e que estava começando a se decompor. O que teria motivado o rico executivo a desembolsar esse valor exorbitante? A história é ponto de partida para que Don Thompson desvende o jogo financeiro e de marketing por trás do mercado de arte contemporânea. 

Em O tubarão de 12 milhões de dólares – a curiosa economia da arte contemporânea, o economista relata experiências que acumulou durante um ano investigando o universo de grandes galerias de arte, casas de leilão como a Christie’s e a Sotheby’s, marchands, artistas e colecionadores. Em apenas um ano, 131 artistas contemporâneos bateram recordes de preço em leilão e num período de seis meses quatro pinturas foram vendidas por milhões de dólares cada uma. Os perfis traçados pelo autor dão a conhecer os pensamentos e aquisições de colecionadores como Charles Saatchi, François Pinault e o próprio Steve Cohen; as estratégias de marchands como Larry Gagosian, Leo Castelli e Harry Blain; e as carreiras de artistas como Hirst, Andy Warhol, Jeff Koons e Tracey Emin.

3- Arte Moderna no Brasil: O Olhar do Colecionador, Sérgio Fadel 

Sergio Fadel foi dono de uma das mais importantes coleções de obras de arte do Brasil. Neste livro, Fadel traça um paralelo que se inicia na arte de vanguarda européia e que chega aos primórdios do modernismo no Brasil. Assim, o colecionador-autor, com seu ponto de vista e lugar de enunciação permeados pelo amor do colecionismo e por uma visão de mercado, narra a história e muitos dos eventos que envolveram o desabrochar da arte moderna brasileira. 

Com uma linguagem fácil e sem se aprofundar de forma técnica, como a maioria dos livros de história da arte, este livro é perfeito para quem se interessa em conhecer mais sobre arte brasileira e também para quem pretende começar ou já começou a colecionar obras de arte. São realmente uma pesquisa interessante e um olhar bastante singular o que você vai encontrar aqui, além de ser uma leitura leve e gostosa. 

4- Collecting Art for Love, Money and More, Ethan Wagner e Thea Westreich Wagner 

Ethan e Thea Wagner são um casal nova-iorquino conhecido por colecionar obras de arte. Neste livro, os colecionadores-autores dão conselhos sobre como navegar no universo da arte contemporânea que vão desde como acessar informações de vendas até sobre como lidar com as galerias. Também explicam sobre como observar um trabalho, como enxergar potencial em novos talentos e como conseguir as melhores obras. 

Em 1982, Thea Wagner fundou uma empresa de consultoria de arte e desde então vêm aconselhando compradores e colecionadores do mundo inteiro. Partindo de um ponto de vista de muito conhecimento sobre o mercado de arte contemporâneo, com Collecting Art for Love, Money and More os Wagners ajudam os leitores a começar a pensar em obras de arte como ativos poderosos e rentáveis, além de instruí-los a como começar uma coleção. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR