Conheça 5 esculturas do Qatar que chegaram em tempo de Copa do Mundo

Descubra as novas instalações que estão chegando para aumentar a riqueza cultural do país que sediará o maior evento esportivo do mundo.

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Com a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 se aproximando, o Qatar Museums decidiu criar um programa de arte pública que está sendo implementado de norte a sul do país e golfo pérsico. A ideia é que os espaços públicos do país como parques, praças, aeroportos e, claro, os oitos estádios-sede da Copa sejam transformados em uma espécie de museu ao ar livre que será palco de 40 obras de arte. 

Aqui escolhemos 5 obras que já foram instaladas para te dar uma ideia da grandeza que está por vir. As obras de artistas como Ugo Rondinone, Najla El Zein, Ernesto Neto, Shezad Dawood e Olafur Eliasson foram expostas em praças, parques e até no deserto. Vamos descobrir mais sobre a relação entre obra e artista na sequência a seguir: 

Ugo Rondinone 

Ugo Rondinone, Doha Mountains (2022). Imagem: Iwan Baan. 

As pedras modernas do artista suíço Ugo Rondinone são uma visão diurna das cinco cores dos anéis olímpicos e estão localizadas à beira-mar da cidade de Doha. As pilhas de rochas do artista passaram a residir na praia recém-desenvolvida e possuem fácil acesso para os turistas que chegam por conta do período futebolístico. 

Najla El Zein 

Najla El Zein, Nós, Ela, Ele (2022), Flag Plaza, Doha. Imagem: Iwan Baan. 

Já a artista libanesa Najla El Zein trabalhou durante a pandemia com uma equipe de escultores de pedra em Beirute para produzir esta instalação que se estende por mais de 300 metros ao redor do recém-criado Flag Plaza de Doha. As formas sinuosas de calcário refletem ideias de conexão humana e coletividade que se dobram como bancos públicos, convidando as pessoas a descansar e se reunir – uma instalação perfeita para os turistas que chegam na cidade. 

Ernesto Neto 

Ernesto Neto, Slug Turtle, TemplEarth (2022). Imagem: Iwan Baan. 

Não obstante, o ambiente de crochê do artista brasileiro Ernesto Neto, convida os visitantes a entrar dentro de um gol de futebol octogonal com um globo de cerâmica no centro. Aberto aos elementos, pretende ser um lugar de meditação entre os seres humanos, o deserto e entre pessoas de diferentes nações. 

Shezad Dawood 

Shezad Dawood, Doha Modern Playground (2022). Imagem: Iwan Baan. 

Ainda no tema das conexões humanas, a instalação de Shezad Dawood permite que as crianças possam escalar estruturas inspiradas na arquitetura modernista pós-independência da cidade. A inspiração da estrutura foi o edifício piramidal que comporta o Sheraton Hotel – projeto feito por William Pereira em 1982. 

Olafur Eliasson 

Olafur Eliasson, Sombras Viajando No Mar do Dia (2022). Imagem: Iwan Baan. 

E por último, o artista internacionalmente reconhecido, Olafur Eliasson, inaugurou sua mais recente instalação de arte pública em Doha, Qatar. A obra “Shadows Traveling on the Sea of the Day”, (Sombras Viajando no Mar do Dia) utiliza o cenário desértico ao norte de Doha como uma forma de mergulhar na paisagem ao mesmo tempo em que incentiva os espectadores a entrar em contato consigo mesmos e com o ambiente. 

Afinal, seu objetivo é que o visitante ao olhar para cima verá os tetos equipados com grandes espelhos que refletem o solo arenoso abaixo. É um convite para que os espectadores percebam que quando olham para cima, na verdade estão olhando para baixo.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support