5 obras inesquecíveis de Christo

Guarde na memória algumas das mais importantes obras que o artista que faleceu no último domingo concebeu junto a sua esposa, Jeanne-Claude

O artista búlgaro Christo faleceu no último domingo, 31 de maio, em sua casa em Nova Iorque. O anúncio de sua morte, por causas naturais, foi feito em sua conta no Twitter, causou grande comoção na comunidade artística.

Durante vários anos, ele formou dupla com a esposa e o duo ficou conhecido como Christo e Jeanne-Claude, eles envolveram pontos icônicos pelo mundo em tecidos, como o Pont Neuf, em Paris, e o Central Park, em Nova Iorque, transformando tudo em grandes instalações escultóricas nas quais o ambiente também fazia parte da obra de arte. Os trabalhos sempre estiveram ligados a questões sobre o meio ambiente.

Jeanne faleceu em 2009, mas Christo continuou a executar os trabalhos que o casal concebeu juntos ao longo dos anos.

Aqui, separamos 5 obras esplendorosas do duo para você nunca esquecer!

The Pont Neuf Wrapped

Concebida em 1975 e executada totalmente dez anos depois, em 1985, a obra que envolveu a ponte mais antiga de Paris, a Pont Neuf foi envolvida totalmente com um tecido sedoso de poliamida, cor de arenito dourado! O projeto aconteceu durante 14 dias, com o público podendo visitar a ponte icônica de forma mais icônica ainda: como uma obra de arte.

The Floating Piers

Floating Piers foi uma instalação que aconteceu no lago Iseo, na Itália, e foi considerado por muitos o projeto mais ambicioso de Christo. Apesar de ter sido criado pelo casal, o artista acabou executando-o sozinho, em 2016, após a morte de Jeanne-Claude, em 2009. A obra consistiu em uma passarela enorme flutuando sobre a água, onde as pessoas puderam caminhar durante 16 dias.

The Gates

Essa instalação no Central Park de Nova Iorque demorou aproximadamente 25 anos para ser completamente montada pelos artistas! Entre 1979 e 2005, 7.503 painéis feitos de tecido foram colocados ao longo das passarelas do parque, onde as pessoas podiam caminhar livremente ao longo de 16 dias de “exposição” do trabalho.

Surrounded Islands

Um tecido flutuante de polipropileno rosa embrulhou 11 ilhas na Biscayne Bay, em Miami. O projeto demorou três anos para ficar pronto e causou certa polêmica entre ambientalistas e ativistas na época. Desta forma, os artistas trabalharam com toda uma equipe profissional para garantir a preservação das ilhas e da vida selvagem que as habitavam.

Valley Curtain

Ligando o Grand Junction e Glenwood Springs na Cordilheira Grand Hogback, no estado do Colorado, nos EUA, uma enorme cortina laranja chamou a atenção de quem passava pela rodovia. Valley Curtain foi exposta apenas por dois dias! Todo o projeto foi documentado em um filme que já foi exibido em lugares como a Tate, em Londres, e o The Stedelijk Museum, em Amsterdã.