Interfaces 4, 2018


A arte e a vida estão estritamente interligadas nos trabalhos do artista carioca Ricardo Siri. A arte imersiva se encontra com surrealismo e o neoconcretismo nas esculturas e nos objetos que o artista cria pensando na organicidade das coisas. Suas obras que estão presentes na exposição Organismo têm como materiais cera de abelha, barro, conchas… Substâncias naturais que, sozinhas ou junto a outros objetos, dão uma corporalidade muito genuína ao conjunto exibido.

Organismo é apresentada em sua versão virtual, com toda uma montagem especial em 3D, pela Galeria Janaina Torres. A mostra foi montada no espaço físico da galeria e teria abertura no dia 19 de março, mas também foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. A montagem física é um ponto de partida para essa montagem online, que também abarca alguns itens adicionais.

Aglomerados (esporte)

No texto curatorial, o jornalista e escritor Ubiratan Muarrek pontua: “Hélio Oiticica almejava uma expansão cósmica a partir da matéria, obtida por meio de uma expressividade radical; Lygia Clark propôs a arte-terapia, a partir de interfaces sensoriais. Em sentido inverso, Siri exaure, em Organismo, a expressividade da própria matéria. Esse é seu limite – e a possibilidade de atingir o transcendental”.

O artista tem a sonoridade como uma questão muito importante para a sua trajetória, sendo, entre outras coisas, objetos musicais incorporados às obras. Desta forma, o som também ecoa de forma eloquente e vivaz na mostra online da exposição! Uma experiência completa para o visitante, que também pode visualizar de forma detalhada obra por obra. É recomendado que a viewing room seja acessada pelo computador para que todas as ferramentas oferecidas possam ser melhor apreciadas.

João de Cera, 2020

O público é convidado a participar da Live Tour semanal que funcionará como uma visita guiada comandada pela galerista Janaina Torres. No dia 15 de julho, o artista Ricardo Siri também estará presente no tour para conversar com os visitantes.

A galeria também tem obras de Siri em seu estande na feira online Not Cancelled!

Casulo 01, 2020
Compartilhar