Adriana Vignoli

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Adriana Vignoli nasceu e atualmente reside em Brasília, tendo graduado-se em Arquitetura e feito mestrado em Artes Visuais pela UnB. Participa de exposições coletivas desde 2007, tanto no Brasil quanto no exterior, tendo morado entre 2013 e 2014 em Berlim – onde expôs em diversas instituições de arte como a Nassauischer Kunstverein de Wiesbaden, o Pavilhão na Milchhof em Berlim e a Hochschule für Bildende Künste de Dresden. Teve exposições individuais tanto em Brasília quanto em São Paulo.

Em seus trabalhos Adriana predominantemente utiliza materiais como pedra, vidro e metal, criando desenhos, esculturas e instalações que estabelecem diálogos poéticos e concretos entre tempo, paisagem e arquitetura. Isso se revela em obras como “Círculo de Terra Seca Numa Calçada”, de 2018, e em “Se Essa Rua Fosse Tua”, de 2017, nas quais faz uso de elementos ordinários como concreto, fios de cobre, terra, entre outros, articulando coisas banais entre lirismos e utopias. 

Além disso, a artista já foi contemplada com vários prêmios nacionais como o prêmio do Salão Mestre D’armas de Planaltina, DF, e foi finalista do Prêmio Transbordada Caixa Cultural de Brasília. Recebeu o Prêmio Nacional da FUNARTE de Arte Contemporânea em 2015.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support