African Metropolis. Una Città Immaginaria

MAXXI, Roma

Com curadoria de Simon Njami e Elena Motisi, o MAXXI (Museo nazionale delle arti del XXI secolo) apresenta a exposição “African Metropolis. Una Città Immaginaria”. Por meio da intensidade e riqueza da arte Africana, e enfatizando a beleza e as contradições das cidades e do mundo hoje, a mostra traz mais de 100 obras de 34 artistas Africanos. Os trabalhos, juntos, tornam-se elementos de uma cidade imaginária, de um caminho que – entre instalações, fotografias, esculturas, tecidos e vídeos – reproduz o caos, a riqueza e as facetas múltiplas da identidade Africana e global.

Os curadores identificaram 5 “ações metropolitanas” – Perambular, Pertencer, Reconhecer, Imaginar e Reconstruir. Elas recontam uma cidade imaginária e permitem que os visitantes da exposição interpretem o espaço mental e físico de uma metrópole contemporânea. Obras monumentais estão lado a lado de trabalhos mais íntimos e peças criadas especialmente para a mostra.

Artistas participantes: Akinbode Akinbiyi, Heba Y. Amin, El Anatsui, Joël Andrianomearisoa, Abdulrazaq Awofeso, Sammy Baloji, Bili Bidjocka, Mimi Cherono Ng’ok, Godfried Donkor, Franck Abd-Bakar Fanny, Meschac Gaba, Lucas Gabriel, François-Xavier Gbré, Simon Gush, Hassan Hajjaj, Nicholas Hlobo, Délio Jasse, Samson Kambalu, Kiluanji Kia Henda, Abdoulaye Konaté, Lamine Badian Kouyaté (Xuly.Bët), Youssef Limoud, Onyis Martin, Lavar Munroe, Hassan Musa, Paul Onditi, Maurice Pefura, Pascale Marthine Tayou, Antoine Tempé, Andrew Tshabangu, Sarah Waiswa, Ouattara Watts, James Webb, Amina Zoubir.

African Metropolis. Una Città Immaginaria
Abertura:
22/06
Visitação: até 04/11/18; terça a domingo, 11h-19h (quinta até 22h)
MAXXI: Via Guido Reni 4A, 00196, Roma. Ingressos: €12 (inteira); €8 (reduzida)