A designer de moda Agnès b. inaugurou nessa semana o fabuloso espaço La Fab, em Paris, espécie de museu privado para abrigar sua coleção de arte contemporânea, localizado em um edifício no 13º arrondissement. Mas, para além de ser um lugar para expor sua coleção particular, o La Fab também abriga muitos outros projetos de Agnès, misturando seus interesses em moda, design, arte e ativismo social – há também uma galeria comercial e uma livraria.

La Fab é um espaço tão singular e refinado como suas coleções, desde sua arquitetura até a concepção e design do espaço. Para começo de conversa, a estrutura do edifício segue a linha da arquitetura moderna que usa pilotis, deixando exposta a fundação da construção – o empreendimento está localizado sobre um túnel do metrô. Outra surpresa, o complexo abriga também uma creche e 75 unidades de habitação social. “Ajustar-se aqui, neste cenário, faz parte de um compromisso de esquerda”, disse Agnès b. ao Le Monde, periódico francês.

A área expositiva se expande por 1.400 metros quadrados, e receberá exposições a cada três ou quatro meses – as mostras apresentarão seleções da coleção da estilista, que conta com de mais de 5.000 obras de artistas como Warhol, Man Ray, Nan Goldin, Gilbert & George e Keith Haring.

 

Compartilhar