Allora & Calzadilla: La farmacia tropical

Guggenheim Bilbao, Bilbau

A obra da dupla Allora & Calzadilla (Jennifer Allora, Filadelfia, 1974; Guillermo Calzadilla, Havana, 1971) reside na intersecção entre vídeo-instalação, performance e escultura. A exposição apresentada no Guggenheim Bilbao, concebida especialmente para a sala 103 do museu, articula 3 peças em um conjunto que exemplifica a consistência e a diversidade do trabalho dos artistas.

A obra que dá nome à mostra, La campana, la excavadora y la farmacia tropical (The Bell, the Digger, and the Tropical Pharmacy, 2013), documenta de modo impactante a demolição de uma das fábricas industriais pertencentes a companhias farmacêuticas estadounidenses mais importantes da ilha de Porto Rico, onde vivem os artistas. Este acontecimento exemplifica a profunda assimetria do marco econômico e político da excepcionalidade colonial, caracterizada pela fuga desenfrenada de capital de um território “não incorporado” e pela escassa responsabilidade corporativa na exploração dos recursos locais.

Em conjunto, as 3 obras que constituem La farmacia tropical formam un exemplo paradigmático do procedimento de Allora & Calzadilla – eles transformam, sobrepõem, e reinventam as funções dos objetos cotidianos em situações limite. Com um impulso transformador, sus obras são, às vezes, uma reação ante ao desespero material e uma tentativa de reativar a esperança.

Allora & Calzadilla: La farmacia tropical
Curadoria: Manuel Cirauqui
Abertura: 15/03
Visitação: até 23/06/19; terça a domingo, 10h-20h
Guggenheim Bilbao: Abandoibarra et.2, 48001, Bilbau. Ingressos: €16

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support