Amanhecedor

Casa da Luz, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Os artistas Alexandre Furcolin e Arthur Scovino pesquisam o comportamento da iluminação solar da Casa da Luz para compor a exposição-viva “Amanhecedor”. Em cartaz de 21 de julho a 20 de setembro, uma instalação a partir de objetos e obras será constantemente modificada pela ação do tempo, pelos dois artistas e pelo público. Participam da construção contínua da exposição registros dos processos em fotografias, vídeos e desenhos.

Alexandre Furcolin é artista visual e fotografo , nascido em Campinas, 1988. Formado pela Faculdade de Administração e Economia da USP. Vive e trabalha em São Paulo, onde desenvolve pesquisa artística em livros, ensaios e instalações a partir da fotografia, do desenho, e da land art, explorando possibilidades discursivas e poéticas da linguagem visual – na relação entre imagens, gestos e marcações em diferentes suportes, escalas e estruturas. Publicou seis livros de artista, dentre eles Carne, 2016 (edital PROAC livro de artista) e BR Motels, 2015. Alexandre participou de exposições nacionais e internacionais em lugares como Centro Cultural Sao Paulo -CCSP-SP (2018-SP) A Gentil Carioca (2017 – RJ), Fauna Galeria (2016 – SP), Centro da Fotografia de Genebra (2017 – Suíça).

Arthur Scovino nasceu em 1980 na região metropolitana do Rio de Janeiro. Mudou-se para Salvador em 2008 para estudar na Escola de Belas Artes da UFBA. Atualmente é artista residente no Centro Cultural Casa da Luz. Em seus trabalhos, instalações e performances, investiga símbolos do imaginário religioso e da miscigenação brasileira. Em 2013 recebeu dois prêmios dos Salões de Artes Visuais da Bahia que ocorrem em diferentes cidades do estado e em 2014 participou da 3ª Bienal da Bahia e da 31ª Bienal de São Paulo. Foi indicado ao Prêmio PIPA nos últimos 3 anos. Em 2016 participou da exposição “softpower – Arte Brasil” na Holanda e teve uma mostra individual na Galeria Solyanka VPA em Moscou.

 

Amanhecedor
Visitação: até 20/09; terça a quinta, 14h-22h (exceto dias 26/07 e 06/08
Casa da Luz: Rua Mauá, 512, São Paulo. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support