Amanhecedor

Casa da Luz, São Paulo

Os artistas Alexandre Furcolin e Arthur Scovino pesquisam o comportamento da iluminação solar da Casa da Luz para compor a exposição-viva “Amanhecedor”. Em cartaz de 21 de julho a 20 de setembro, uma instalação a partir de objetos e obras será constantemente modificada pela ação do tempo, pelos dois artistas e pelo público. Participam da construção contínua da exposição registros dos processos em fotografias, vídeos e desenhos.

Alexandre Furcolin é artista visual e fotografo , nascido em Campinas, 1988. Formado pela Faculdade de Administração e Economia da USP. Vive e trabalha em São Paulo, onde desenvolve pesquisa artística em livros, ensaios e instalações a partir da fotografia, do desenho, e da land art, explorando possibilidades discursivas e poéticas da linguagem visual – na relação entre imagens, gestos e marcações em diferentes suportes, escalas e estruturas. Publicou seis livros de artista, dentre eles Carne, 2016 (edital PROAC livro de artista) e BR Motels, 2015. Alexandre participou de exposições nacionais e internacionais em lugares como Centro Cultural Sao Paulo -CCSP-SP (2018-SP) A Gentil Carioca (2017 – RJ), Fauna Galeria (2016 – SP), Centro da Fotografia de Genebra (2017 – Suíça).

Arthur Scovino nasceu em 1980 na região metropolitana do Rio de Janeiro. Mudou-se para Salvador em 2008 para estudar na Escola de Belas Artes da UFBA. Atualmente é artista residente no Centro Cultural Casa da Luz. Em seus trabalhos, instalações e performances, investiga símbolos do imaginário religioso e da miscigenação brasileira. Em 2013 recebeu dois prêmios dos Salões de Artes Visuais da Bahia que ocorrem em diferentes cidades do estado e em 2014 participou da 3ª Bienal da Bahia e da 31ª Bienal de São Paulo. Foi indicado ao Prêmio PIPA nos últimos 3 anos. Em 2016 participou da exposição “softpower – Arte Brasil” na Holanda e teve uma mostra individual na Galeria Solyanka VPA em Moscou.

 

Amanhecedor
Visitação: até 20/09; terça a quinta, 14h-22h (exceto dias 26/07 e 06/08
Casa da Luz: Rua Mauá, 512, São Paulo. Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *