Anna Boghiguian: Conversations on limits and unlimits | Mimi Lauter

Mendes Wood DM, São Paulo

A Galeria Mendes Wood DM apresenta duas novas exposições: a primeira individual de Anna Boghiguian no Brasil. A artista vive uma vida nômade, do Egito ao Canadá e da Índia à França, coletando a história da violência através da experiência pessoal dela sobre movimento, fronteiras e pertencimento. A exposição é uma conversa entre livros da Clarice Lispector e Virginia Woolf, duas mulheres que exploraram nos limites semânticos da literatura a arte pictórica, a imagem do que não se poderia imaginar.

Os trabalhos recentes da artista reúnem todas as discrepantes possibilidades presentes nos contos de Clarice, como as baratas que saem do armário em A Paixão Segundo G.H. que repugnadas pelos humanos, tem mais a nos ensinar sobre as limitações do nosso olhar do que qualquer outro ser existente no mundo. As transgressões contidas no olhar da autora-personagem questionam estruturas muito além do campo social, elas são exercícios analíticos da existência.

Anna Boghiguian pinta e recorta imagens do universo Clariciano e as remonta sem a linearidade temporal do olhar humano, assim como Lispector, provocando quem vê, não gratuitamente, mas em um exercício de auto-escrita nesse lugar do silêncio, deixando vários campos vazios na narrativa pictórica como os buracos recortados no papel coberto de pigmento e cera de abelha – usada há milhares de anos atrás para a produção de velas – cobrindo a sujeira do seu desenho com matéria nobre.

Mimi Lauter, por sua vez, explora as possibilidades da imagem inspirada na Divina Comédia de Dante, mais precisamente no Flegetonte, rio que fere e cura, relacionando-o à sua ideia de Brasil. De forma geral, Mimi exalta a mitologia, a música e a arte, referenciando artistas pós-impresionistas. Lauter vive e trabalha em Los Angeles. Seu trabalho está representado nas coleções do Frederick R. Weisman Art Foundation, do Hammer Museum e da Marciano Art Foundation, todos em Los Angeles.

Anna Boghiguian: Conversations on limits and unlimits
Mimi Lauter: Après nous le déluge
Abertura: 24/08/19, 16h-20h
Visitação: até 10/11/19; segunda a sábado, 11h-19h
Mendes Wood DM: R. da Consolação, 3368, São Paulo. Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *