Anna Boghiguian: Conversations on limits and unlimits | Mimi Lauter

Mendes Wood DM, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Galeria Mendes Wood DM apresenta duas novas exposições: a primeira individual de Anna Boghiguian no Brasil. A artista vive uma vida nômade, do Egito ao Canadá e da Índia à França, coletando a história da violência através da experiência pessoal dela sobre movimento, fronteiras e pertencimento. A exposição é uma conversa entre livros da Clarice Lispector e Virginia Woolf, duas mulheres que exploraram nos limites semânticos da literatura a arte pictórica, a imagem do que não se poderia imaginar.

Os trabalhos recentes da artista reúnem todas as discrepantes possibilidades presentes nos contos de Clarice, como as baratas que saem do armário em A Paixão Segundo G.H. que repugnadas pelos humanos, tem mais a nos ensinar sobre as limitações do nosso olhar do que qualquer outro ser existente no mundo. As transgressões contidas no olhar da autora-personagem questionam estruturas muito além do campo social, elas são exercícios analíticos da existência.

Anna Boghiguian pinta e recorta imagens do universo Clariciano e as remonta sem a linearidade temporal do olhar humano, assim como Lispector, provocando quem vê, não gratuitamente, mas em um exercício de auto-escrita nesse lugar do silêncio, deixando vários campos vazios na narrativa pictórica como os buracos recortados no papel coberto de pigmento e cera de abelha – usada há milhares de anos atrás para a produção de velas – cobrindo a sujeira do seu desenho com matéria nobre.

Mimi Lauter, por sua vez, explora as possibilidades da imagem inspirada na Divina Comédia de Dante, mais precisamente no Flegetonte, rio que fere e cura, relacionando-o à sua ideia de Brasil. De forma geral, Mimi exalta a mitologia, a música e a arte, referenciando artistas pós-impresionistas. Lauter vive e trabalha em Los Angeles. Seu trabalho está representado nas coleções do Frederick R. Weisman Art Foundation, do Hammer Museum e da Marciano Art Foundation, todos em Los Angeles.

Anna Boghiguian: Conversations on limits and unlimits
Mimi Lauter: Après nous le déluge
Abertura: 24/08/19, 16h-20h
Visitação: até 10/11/19; segunda a sábado, 11h-19h
Mendes Wood DM: R. da Consolação, 3368, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support