Anna Israel analisa obra de Rubens Espírito Santo em novo livro

Recém-lançado, ‘Tantrismo estético ocidental’ aborda obra de RES a partir do plástico, do poético, do material e do conceitual

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O tantra diz respeito a um sistema de acesso espiritual prático cujas origens remetem à Índia. A artista Anna Israel, por sua vez, está interessada em investigar quais são os modelos de “tantrismo” estético, ou seja, formas de ascese por vias da estética. O caminho escolhido por ela para encontrar tais respostas foi esmiuçar a obra do artista, pensador e pedagogo Rubens Espírito Santo (RES). 

Desde 2010, Israel acompanha e convive com Espírito Santo. Em Tantrismo estético ocidental, lançado neste ano, ela reúne escritos feitos entre 2016 e 2021 acerca da obra plástica, pedagógica e escrita do artista. Israel enxerga na prática de RES questões universais da humanidade como chaves para a vida no futuro e procura, por meio dela, investigar o elo fundamental entre o homem e a arte.

Na epígrafe da publicação, é possível ler um trecho de A história da arte, clássico de E. H. Gombrich, que resume bem essa ideia: “Os egípcios acreditavam que apenas preservar o corpo não era bastante, mas que, se uma fiel imagem do rei fosse preservada, não havia a menor dúvida de que ele continuaria vivendo para sempre. Assim, fazia com que artistas esculpissem a cabeça do rei em imperecível granito e a colocavam na tumba, onde ninguém via, a fim de aí exceder sua magia e ajudar a alma a manter-se viva na imagem e através dela. Um nome egípcio para designar o escultor era, de fato, ‘aquele que mantém vivo’”. 

Os textos de Israel contemplam desenhos feitos durante a “Sessão de Sexta”, evento que acontece no CAC – Conglomerado Atelier do Centro há seis anos. Nos encontros, RES produz trabalhos plásticos de diversas naturezas, expandindo a noção de desenho. Em seu livro, Israel faz três recortes: plástico, poético, e, por fim, aborda a obra de Espírito Santo como um todo, tentando alcançar sua complexidade ao investigar sua natureza, tanto de forma material quanto conceitual. 

Tantrismo Estético Ocidental

Autora: Anna Israel

Editora: Anna Israel

1ª edição – 2022

302 páginas, bilíngue

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support