Antônio Francisco Lisboa: Imagens do Aleijadinho

Masp, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A individual de  Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), mais conhecido por “Aleijadinho”, inaugura o ciclo expositivo de 2018 do MASP, dedicado às histórias afro-atlânticas. A exposição apresenta cerca de 50 obras de Antônio Francisco Lisboa, uma das principais referências da arte sacra, do barroco e do rococó no Brasil, ativo em Minas Gerais de meados do século 18 ao início do século 19. A mostra tem seu foco no acervo de esculturas devocionais produzido por Aleijadinho e reúne imagens atribuídas ao artífice mineiro e executadas em diferentes etapas de sua produção.

Além do conjunto de esculturas atribuídas ao artista, uma seção iconográfica foi incorporada à exposição, incluindo mapas; gravuras de viajantes do início do século 19; imagens de fotógrafos que documentaram sua obra ao longo do século 20; e obras de artistas visuais que fazem referência à arte de Aleijadinho, como Alberto da Veiga Guignard, Tarsila do Amaral e outros. Essas imagens ecoam o legado de Aleijadinho e atestam sua centralidade na construção de uma história da arte brasileira.

 

Antônio Francisco Lisboa: “Imagens do Aleijadinho”
Curadoria:
Rodrigo Moura
Abertura: 09 de março, sexta, 20h (para convidados)
Visitação: até 10 de junho de 2018; terça a domingo, 10h – 18h; quinta, 10h – 20h
Masp: Avenida Paulista, 1578, São Paulo. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15 (meia); grátis às terças

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support