ARCOmadrid 2018

Madri, Espanha

Diferentemente de edições anteriores, que giravam em torno de um país homenageado, a 37ª edição da ARCOmadrid teve no conceito de “futuro” um norteador tanto para a seleção das galerias participantes quanto para o planejamento de suas seções e programação paralela. Neste ano, 211 galerias de 29 países integrarão a feira, 160 das quais estão no Programa Geral. As demais galerias se distribuem pelas seções organizadas por curadores convidados: “Diálogos”; “Abertura”; e a seção/exposição “Futuro”, que parte da premissa de que “o futuro não é o que vai acontecer, mas o que nós vamos fazer”.

Neste ano, dez brasileiras integram a seção principal da ARCOmadrid: Anita Schwartz (Rio de Janeiro), Athena Contemporânea (Rio de Janeiro), Baró Galeria (São Paulo), Casa Triângulo (São Paulo), Dan Galeria (São Paulo), Jaqueline Martins (São Paulo), Luciana Brito Galeria (São Paulo, Nova York), Marília Razuk (São Paulo), Raquel Arnaud (São Paulo) e Vermelho (São Paulo). As galerias Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo, Rio de Janeiro) e Luisa Strina (São Paulo) participam ao lado de outras 13 galerias da já tradicional seção “Diálogos”, em que as curadoras María de Corral, Lorena Martínez de Corral e Catalina Lozano estabelecem diálogos entre dois artistas de cada expositor. Organizada por Stefanie Hessler e Ilaria Gianni, a seção “Abertura” – voltada apresentar um ou dois artistas de galerias abertas há no máximo sete anos – conta com a presença da galeria carioca Cavalo.

Por fim, “Futuro” inclui obras do coletivo OPAVIVARÁ!, representado por A Gentil Carioca (Rio de Janeiro), e de Eduardo Navarro, da Nara Roesler (São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York). A seção, com curadoria de Chus Martínez, Rosa Lleó e Elise Lammer, propõe que as galerias participantes apresentem sua visão pessoal do futuro através de trabalhos de artistas que tenham abordado o tema.

Uma série de debates, apresentações e premiações complementam a programação da feira. A agenda completa pode ser vista aqui.

ARCOmadrid
Visitas profissionais: 21 de fevereiro, quarta, 12h – 20h, e 22 de fevereiro, quinta, 9h – 20h (apenas para convidados)
Feira: 23 a 25 de fevereiro de 2018; sexta a domingo, 12h – 20h
ZONAMACO: IFEMA – Feria de Madrid (halls 7 e 9), Av. Partenón, 5, Madrid. Ingresso: sexta e sábado, € 40,00; domingo, € 30,00