Art Basel 2021 destaca setores e tem participação de cinco galerias brasileiras

São 272 galerias da Europa, África, América do Norte, América Latina e Ásia participando da versão presencial e online da feira mais visada do circuito da arte

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Cildo Meireles, Sem título [Untitled], 1987. No estande Bergamin & Gomide + Luisa Strina.

A Art Basel está de volta na Europa! Esta edição de 2021, que se estende até sexta-feira, 24 de setembro, reúne 272 galerias das mais importantes de todo o mundo, reunindo casas da Europa, África, América do Norte, América Latina e Ásia! Também está disponível a versão online da feira, apresentada em formato viewing room, que ficará aberta ao público até domingo, 26 de setembro.

Neste ano, além de apresentar seus setores já conhecidos (Galleries, Features, Statements, and Edition), a feira tem também o setor Unlimited, que mostra 62 obras de arte em grande escala, e o Parcours, com 20 projetos específicos para o espaço onde a feira acontece. Participam da Art Basel 2021 cinco galerias brasileiras, sendo elas Mendes Wood DM, Fortes D’Aloia & Gabriel, A Gentil Carioca, Bergamin & Gomide e Galeria Luisa Strina!

Solange Pessoa, Mundão II, 2019. No estande da Mendes Wood DM

Comemorando 20 anos em 2021, a Fortes D’Aloia & Gabriel destaca que o conjunto de obras que leva à feira “dá ressonância global ao léxico da história da arte brasileira”, com obras de nomes como Lucia Laguna, Adriana Varejão, Lygia Pape, Marina Rheingantz e Janaina Tschape. De acordo com a galeria, “refletir sobre essa produção artística hoje é reafirmar a força de um ambiente cultural amplo e plural, marcado por contrastes e gestos de uma arte indisciplinada em face aos cânones de uma história da arte hegemônica”.

A galeria A Gentil Carioca reúne na Art Basel obras em torno de uma proposta que intitulou Total Eclipse of the Ear, elaborada com a artista Vivian Caccuri. No estande, estão obras de Cabelo, Arjan Martins, Laura Lima, Agrade Camíz, Rodrigo Torres, Vinicius Gerheim, Aleta Valente, Maxwell Alexandre, e muito mais. A ideia é pensar obras que compartilham “esquemas utópicos de ouvir simetricamente o outro, de ouvidos que se fundem e criam novos sentidos e novos conhecimentos, ouvidos que ganham espaço e posição ao se somarem a outros em formas coletivas”.

Rodrigo Torres, Livro de Quartzo, 2021⁠⁠. No estande da A Gentil Carioca

Além de participar do setor Unlimited com a obra Duat (1994), de Antoni Tàpies, em parceria com a galeria europeia Mayoral, a Bergamin & Gomide participa do setor Galleries em um estande em conjunto com a Galeria Luisa Strina, com obras de Anna Maria Maiolino, Alex Cerveny, Alexandre Da Cunha, Amelia Toledo, Antoni Tàpies, Antonio Dias, Cildo Meireles, Fernanda Gomes, Francis Alys, Francisco Brennand, Hélio Oiticica, José Leonilson, Juan Araujo, Marcel Broodthaers, Marcius Galan, Maria Lira Marques, Mira Schendel, Renata Lucas, Tonico Lemos Auad e outros.

Por sua vez, a Mendes Wood DM tem uma seleção de trabalhos de artistas que representa, sendo alguns deles Lucas Arruda, Heidi Bucher, Sonia Gomes, Vojtech Kovarik, Matthew Lutz-Kinoy, Daniel Steegmann Mangrané, Paulo Monteiro, Antonio Obá, Rosana Paulino, Solange Pessoa e Rubem Valentim.

Lucia laguna, Paisagem n 125, 2021. No estande da Fortes D’Aloia & Gabriel
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support