A Art Basel anunciou na última sexta feira (7/2) o cancelamento da sua próxima feira em Hong Kong devido ao surto e propagação do novo coronavírus pelo sudeste asiático. A Art Basel Hong Kong estava programada para ocorrer no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong (HKCEC), entre 19 e 21 de março de 2020.

Após o surto grave do novo coronavírus, recentemente declarado emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde, a Art Basel declarou não ter outra opção a não ser cancelar a próxima edição da feira em Hong Kong. Inúmeros fatores informaram essa decisão, incluindo a preocupação fundamental com a saúde e a segurança de todos os que trabalham e participam da feira. Além das sérias questões de saúde, a crise que teve início na China e começa a se espalhar por outros países da região também implica agora em severos desafios logísticos enfrentados na criação e no trânsito de obras de arte para a mostra e dificuldades crescentes que complicam as viagens internacionais, principalmente dos colecionadores estrangeiros que são o público-alvo principal da feira. Por fim, as recomendações de não frequentar aglomerações completam a lista de razões para o cancelamento do evento.

Marc Spiegler, diretor global da Art Basel disse: “Nossos pensamentos estão com os afetados pelo recente surto de coronavírus em todo o mundo. A decisão de cancelar a Art Basel Hong Kong foi extremamente difícil para nós. Exploramos todas as outras opções possíveis antes de fazê-lo, reunindo conselhos e perspectivas de muitos galeristas, colecionadores, parceiros e especialistas externos. Temos plena consciência do importante papel que a feira desempenha no cenário cultural da região e em nossas galerias, tanto na Ásia quanto em todo o mundo. Nossa equipe dedicou muito tempo e esforço para garantir que nosso show em março fosse um sucesso ao longo do ano passado. Infelizmente, o surto repentino e a rápida disseminação do novo coronavírus mudaram radicalmente a situação”. A próxima edição da Art Basel Hong Kong acontecerá, assim, entre 25 e 27 de março de 2021.

Compartilhar