Art Basel chega à Paris pela primeira vez na história da feira

Uma das feiras de arte mais famosas e importantes do mundo, a Art Basel, chega à Paris, onde passará a ter uma quarta edição anual

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Vista da Feita Paris+ par Art Basel. Courtesy of Paris+ par Art Basel
Vista da Feita Paris+ par Art Basel. Courtesy of Paris+ par Art Basel

As edições da feira Art Basel estão, sem dúvidas, entre os eventos de arte mais importantes do ano. Atualmente, a feira conta com três edições anuais que acontecem em Basel, na Suíça, em Hong Kong, na China e em Miami Beach, nos Estados Unidos. Ela foi criada há 52 anos por um trio de galeristas suíços, Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt, com o objetivo de expandir o conceito de feira de arte e fazer um evento transnacional, voltado para um variado tipo de galeristas e artistas.

Tudo começou na pequena cidade de Basel, na Suíça, quando, inspirados por uma incipiente feira de arte que acontecia há alguns anos na cidade de Colônia, na Alemanha, eles decidiram se unir e criar uma feira própria. Assim nascia a primeira feira da marca, batizada de Art Basel, que, em algumas décadas deixaria de ser uma feira ligada a uma cidade específica para tornar-se uma marca global e de reputação inigualável no mercado de arte internacional. Anos depois surgiram os projetos de expansão que deram origem, primeiro, à edição de Miami e, mais tarde, à de Hong Kong. 

Vista do Grand Palais Éphemère. ©Patrick Tourneboeuf pour la Rmn – GP, 2021 architecte Jean-Michel Wilmotte

Agora chegou a vez da cidade luz receber a sua primeira edição da Art Basel, inaugurada hoje, dia 20 de outubro, no Grand Palais Éphémère, mesmo endereço onde costumava acontecer a Fiac, Feira Internacional de Arte Contemporânea. O projeto já tem contrato firmado com o Grand Palais para os próximos sete anos, demonstrando que a iniciativa vem para ficar. Desta forma, além das outras três edições anuais, agora temos também a edição de Paris, que tem tudo para se tornar a queridinha. A chegada desta primeira edição já vem movimentando a cena artsy da cidade há algumas semanas dando origem a um novo fenômeno que poderíamos chamar de Paris Art Week, uma variação das já tão aclamadas Paris Fashion Weeks. 

Para quem quiser visitar a Paris+, os ingressos estão disponíveis no site da feira e podem ser adquiridos tanto para dias únicos de visita como para mais de um dia. Para cobrir a Paris+ por Art Basel, como a feira foi batizada, o ARTEQUEACONTECE estará em Paris acompanhando tudo de perto. Fique de olho aqui no nosso site e no nosso Instagram para ficar por dentro de tudo. 

Serviço:

Paris+ par Art Basel

Local: Grand Palais Éphémère 

Endereço: 2 Pl. Joffre, 75007 Paris

Data: De 19 a 23 de outubro de 2022. 

Funcionamento: Quinta, das 15h às 20h; Sexta, Sábado e Domingo das 12h às 20h. 

Ingresso: 27-120 euros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR