Art Basel virtual e temática terá apenas obras feitas em 2020

Promovendo ações que mantenham o público próximo ao universo da Art Basel, já que todas as edições de 2020 foram canceladas, a organização da feira lança agora uma edição virtual que será temática! Trata-se da OVR: 2020, que acontece no site oficial de 23 a 26 de setembro! Participarão 100 galerias que habitualmente têm presença na Art Basel, levando cerca de 600 obras criadas por artistas excepcionalmente no ano de 2020!

Alicja Kwade,na Koenig Galerie

A feira temática trará obras de artistas como Rirkrit Tiravanija, Ludovic Nkoth, Antony Gormley, Koo Jeong, Lisa Corinne Davis e Rashaad Newsome. A única galeria brasileira que participa da edição seja a Galeria Luisa Strina, que leva obras de Anna Maria Maiolino, Clarissa Tossin, Laura Lima, Leonor Antunes, Marcius Galan, Matias Duville e Pedro Reyes. Apesar disso, os artistas brasileiros também estão bem representados nas galerias internacionais, como Matheus Rocha Pitta, na Galerie Jérôme Poggi de Paris, e Erika Verzutti, na Alison Jacques Gallery de Londres.

Doron Langberg, na Victoria Miro Gallery

A organização acredita que esse tipo de formato permite que as galerias façam apresentações com uma curadoria mais rigorosa, com até seis obras simultaneamente, sejam elas pinturas, esculturas, desenhos, instalação ou fotografia, mas também vídeos e obras digitais.

Obra de Matheus Rocha Pitta, na Galerie Jérôme Poggi

Um dos destaques da OVR:2020 são as obras que foram criadas das experiências vividas pelos artistas este ano, especialmente das narrativas sociopolíticas de 2020. A crise global de saúde, a agitação política, as manifestações antirracistas, os negacionismos e outros pontos serão vistos como fio condutor de várias das obras apresentadas.

Obra de Clarissa Tossin, na Galeria Luisa Strina.