Artista brasileiro Iagor Peres cria game a convite de plataforma suíça

Comissionado em projeto especial da plataforma Foodculture Days, o game nos convida a uma reflexão e discussão sobre “a presença e o desaparecimento de corpos intrínsecos à ideia de espaço”

A plataforma interdisciplinar de troca de conhecimento Foodculture Days, baseada na cidade de Vevey (Suíça), convidou o brasileiro Iagor Peres para desenvolver um game comissionado. Com apoio de Valentina D’Avenia, diretora do Genders and Sexualities Art Festival, o artista criou o jogo When the matter is gone, que pode ser acessado a partir de uma plataforma especial criada para ele.

Para jogar, é preciso entrar no site a partir de uma plataforma que não seja o Safari. Em versão bilingue, inglês e português, o jogo nos convida a uma reflexão e discussão sobre “a presença e o desaparecimento de corpos intrínsecos à ideia de espaço”. O uso de fones de ouvido é recomendado, pois o jogador é direcionado pelo som através de um ambiente escuro. Na introdução do game, há a apresentação, que propõe: “Mova-se no escuro. Transpasse o que não está aparente”.

Na página de Instagram da plataforma, é explicado que o jogo é inspirado por animais com cromatóforos, células que fazer com que eles possam modificar sua cor de acordo com o ambiente que estão, se camuflando e podendo se esconder de seus predadores, por exemplo. Isso acontece em animais como a lula e alguns tipos de rãs. De acordo com eles, “Iagor Peres se interessa por sua paradoxal capacidade de estar presente e ausente ao mesmo tempo. A partir de um dispositivo digital, o trabalho busca inserir a partir do tom da imagem outras formas de navegar espacialmente, ainda que na virtualidade”.