Artista brasileiro Iagor Peres cria game a convite de plataforma suíça

Comissionado em projeto especial da plataforma Foodculture Days, o game nos convida a uma reflexão e discussão sobre “a presença e o desaparecimento de corpos intrínsecos à ideia de espaço”

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A plataforma interdisciplinar de troca de conhecimento Foodculture Days, baseada na cidade de Vevey (Suíça), convidou o brasileiro Iagor Peres para desenvolver um game comissionado. Com apoio de Valentina D’Avenia, diretora do Genders and Sexualities Art Festival, o artista criou o jogo When the matter is gone, que pode ser acessado a partir de uma plataforma especial criada para ele.

Para jogar, é preciso entrar no site a partir de uma plataforma que não seja o Safari. Em versão bilingue, inglês e português, o jogo nos convida a uma reflexão e discussão sobre “a presença e o desaparecimento de corpos intrínsecos à ideia de espaço”. O uso de fones de ouvido é recomendado, pois o jogador é direcionado pelo som através de um ambiente escuro. Na introdução do game, há a apresentação, que propõe: “Mova-se no escuro. Transpasse o que não está aparente”.

Na página de Instagram da plataforma, é explicado que o jogo é inspirado por animais com cromatóforos, células que fazer com que eles possam modificar sua cor de acordo com o ambiente que estão, se camuflando e podendo se esconder de seus predadores, por exemplo. Isso acontece em animais como a lula e alguns tipos de rãs. De acordo com eles, “Iagor Peres se interessa por sua paradoxal capacidade de estar presente e ausente ao mesmo tempo. A partir de um dispositivo digital, o trabalho busca inserir a partir do tom da imagem outras formas de navegar espacialmente, ainda que na virtualidade”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support