Beatriz Milhazes inaugura mostra na Pace de Nova York

Mistura Sagrada, 2022, Beatriz Milhazes.
Mistura Sagrada, 2022, Beatriz Milhazes.

A artista Beatriz Milhazes inaugurou neste último sábado, dia 16 de setembro, sua mais nova individual na Pace Gallery de Nova York. Intitulada Mistura Sagrada, a exposição apresenta dez enormes telas da artista produzidas entre 2021 e 2022 além de uma de suas famosas esculturas-móbiles. Esta é a primeira mostra da artista na Pace desde que a galeria passou a representá-la em 2020 e a primeira individual em Nova York em quase uma década. 

Inspirando-se no modernismo europeu, nas artes decorativas barrocas, no movimento antropofágico brasileiro e em outras fontes históricas, Milhazes é conhecida por conjurar cores e formas energéticas e vibrantes em suas pinturas, colagens, estampas e instalações. O uso de cores e geometria vem do cenário local, do jardim botânico e da floresta da Barra da Tijuca do Rio de Janeiro que se unem ao oceano e à cultura brasileira e que culminam na forma de abstração patenteada da artista: a geometria cromática livre. 

Roda Coração II, 2021, Beatriz Milhazes.

“Criar espaços para desenvolver meus pensamentos e explorar ordens complexas e sistemas conceituais me dá prazer. Eu gosto de estar rodeada por um circuito de afetos”, diz a artista. “A geometria da estrutura à minha sensibilidade. Ela a torna em diagonais, padrões, texturas e formas. Meu acesso à diversidade de ferramentas cria uma alegria cromática e um arco poético”, completa. As pinturas em exibição nesta mostra, que medem de cerca 1,5m a 2,5m de largura, ilustram o retorno da artista à pintura, retomada por ela em 2017. Milhazes preenche estes trabalhos com imagens do mundo natural: flores, árvores, totens, sóis e estrelas. Não à toa os títulos destes trabalhos poéticos remetem diretamente seus conteúdos, levando os visitantes a mundos mágicos e naturais. 

Serviço:

Beatriz Milhazes: Mistura Sagrada

Local: Pace Gallery NY

Endereço: 540 West 25th Street, Nova York – Estados Unidos

Data: De 16 de setembro a 29 de outubro de 2022. 

Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 18h. 

Ingresso: Grátis

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR