Beatriz Milhazes: Rio Azul

White Cube Bermondsey, Londres

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A White Cube Bermondsey apresenta uma grande exposição de trabalhos da artista brasileira Beatriz Milhazes. Esta mostra enfatiza as investigações de Milhazes em suportes variados, incluindo pintura, instalação, escultura e colagem, além da primeira peça de tapeçaria que produziu: uma obra única e de grande escala criada especialmente para a exposição.

Os trabalhos de Milhazes empregam uma abundância de formas e cores e oferecem uma experiência visual vertiginosa. Em uma nova série de pinturas que fazem referência à espacialidade achatada vista nos recortes de Matisse e às composições coloridas da pintora e designer modernista Sonia Delaunay, a artista continua a utilizar uma paleta vibrante, mas agora empregando formas “neoconcretas” e geométricas. Círculos, padrões abstratos e florais, campos sólidos de matiz única são contrastados com linhas paralelas ou onduladas. Imagens que ecoam tanto a profusão tropical da flora brasileira quanto a transparência delicada da arquitetura modernista típica do país convivem nestas obras. Em Sonho Tropical (2017), vários círculos e semi-círculos incompletos e padrões lineares atraem o olhar por toda a superfície da tela. A peça central da exposição é Rio Azul (2016-18), uma tapeçaria de grande dimensão instalada na South Gallery II. Inspirada pela obra de Roberto Burle Marx, essa instalação expansiva e dinâmica tem 16 metros de comprimento e 3 metros de altura. A composição é formada por diversas formas curvas, blocos geométricos, folhas e flores, criando uma espécie de paisagem cinética.

Beatriz Milhazes: Rio Azul
Abertura: 17/04, 18h-20h
Visitação: até 01/07/18; terça a sábado, 10h-18h; domingo, 12h-18h
White Cube Bermondsey: 144 – 152, Bermondsey Street, Londres. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support