Bienal de Berlim acontece em nova data ainda em 2020

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A 11ª Bienal de Berlim, que tem como curadores María Berríos, Renata Cervetto, Lisette Lagnado e Agustín Pérez Rubio, teria o início de sua programação principal no último sábado, 13 de junho, e seria estendida até setembro. Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades (que incluem apresentações, residências, palestras, oficinas) foram adiadas e uma nova data de realização acaba de ser anunciada. Portanto, a bienal acontecerá entre os dias 5 de setembro a 1 de novembro de 2020. Os locais escolhidos como sedes para a programação são ExRotaprint, daadgalerie, Gropius Bau e o KW Institute for Contemporary Art.

Esta edição é precedida por três “experiências”, que têm acontecido desde o final de 2019. A exp. 1 foi realizada entre setembro e novembro, enquanto a exp. 2 ocorreu entre novembro de 2019 e fevereiro 2020. Já a exp. 3 teve que ser prorrogada. Ela começou em 22 de fevereiro e deveria ter sido finalizada em maio. Com as consequências da pandemia, foi interrompida e agora é retomada até 25 de julho.

Para a organização da Bienal, as atividades que já expunham diversos modos de solidariedade, fragilidade e resistência agora possuem um novo significado devido à pandemia e as desigualdades sociais que ela reforça e evidencia.

virginia de Medeiros, "Trem em Transe", 2019, video still, courtesy Virginia de Medeiros
Virginia de Medeiros, “Trem em Transe”, 2019. Cortesia da artista
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support